domingo, 9 de setembro de 2012

DEUS TEM UMA MELHOR DIREÇÃO



“...e dizes: volvei, filhos dos homens.” (Salmos 90:3).

Quarenta anos Moisés viveu escondido na terra de Midiã onde Jetro seu sogro era sacerdote (Atos 7:30).

Moisés viveu durante todo este tempo trabalhando como pastor de ovelhas. Moisés foi obrigado a fugir do Egito porque havia cometido um crime. Sua cabeça estava a prémio, certamente procurado vivo ou morto. Este motivo levou-o a procurar lugares escondidos nos desertos mais afastados. Midiã ficava no sul da península do Sinai. Era uma ótima opção, uma cidade estratégica onde certamente poderia se esconder sem ser reconhecido. Ali se casou, teve filhos e viveu completamente inominado. O trabalho de pastor era uma grande camuflagem para qualquer pessoa. Não era a toa que nos tempos de Jesus pastor era sinômino de mal feitor. Ou uma pessoa no mínimo sem qualquer credibilidade. E para os egípcios da época esta profissão era uma abominação.


Moisés foi criado como príncipe, educado como tal, ele era parte da nobreza da cultura mais alta da época. Moisés era um homem culto, cujo futuro seria no mínimo brilhante, com certeza um grande estadista no Egito e poderia até mesmo chegar a ser um Faraó. Mas, de repente, atrás de um rebanho de ovelhas no meio de um grande deserto, onde o sol variava até cinqüenta graus e frio onde a noite caia a zero grau. Moisés sofreu uma grande virada em sua vida. Como alguns poderiam dizer: ele saiu do topo para a lona. Pois, este serviço alem de ser uma maldição para qualquer egípcio era descriminado em qualquer região cuja cultura do gado era a alta no momento. Sabemos que Moisés era de fato um egípcio, somente hebreu de sangue, mas egípcio no coração. Um professor me disse que a cultura é a parte mais forte do ser humano e a última a morrer.


Acho que no mínimo era difícil para Moisés se acostumar com a idéia de cuidar de ovelhas. Desde criança ele foi instruído que isto esta profissão era uma maldição. Para se ter uma idea de como esta profissão sempre foi mal vista no Egito, é só lembrarmos o que disse José aos seus irmãos antes deles falarem com Faraó. Ele os orientou a não dizer a Faraó que eram pastores de ovelhas, mas pastores de gado. Porque para Faraó e em todo Egito ser pastor de ovelhas era uma abominação (Gn 46:32-34).


Mas, lá estava Moisés com suas ovelhinhas no deserto de Midiã. Deserto é um lugar que muda o aspecto das pessoas. Quanto mais tempo uma pessoa fica no deserto mais alterações ele vai sofrer em sua vida, caráter, costumes e fisionomia. Uns para melhor é claro, pois este é o propósito de Deus para os desertos de nossas vidas. Enquanto uns vão sendo mais refinados, outros por sua vez acabam se tornando as víboras, ou os ratos do deserto. Fazem do seu deserto um meio de sobrevivência a custa do sofrimento de outras pessoas.


A vida de Moisés sofreu mudanças significativas em todos os aspectos. E acreditem não foi apenas a aparência de Moisés que mudou e nem o seu temperamento ou caráter. Mas os tempos haviam mudado também, porém sem que ele soubesse. Aquele Faraó que queria mata-lo já havia morrido e outro havia se levantado em seu lugar. E neste novo governo traçado pelas mãos de Deus o Senhor marcava uma nova era e um novo tempo. E por isso Deus chamou e enviou Moises de volta para o Egíto não mais como fugitivo e nem como pastor de ovelhas "como príncipe e é libertador pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça" (Atos 7:35). 

É interessante ver o trabalhar de Deus com o tempo e o seu propósito. Moisés volta no momento que ninguém imaginava. Mas, também da forma que ninguém poderia imaginar. Ele diz: volvei Faraó, depois ele diz volvei Moisés, depois ele diz volvei hebreus, volvei a paz, a alegria e a liberdade. Deus interrompeu um processo e coloca em pratica o seu plano. A paz na sua casa também voltará, a alegria no seu coração  voltará. Os que estão longe voltarão, o Senhor os trará tudo de volta. Porque Ele tem uma melhor direção para sua vida. Basta voçê crer e clamar ao Senhor. Ele ouviu o clamor do dos hebreus e por isto veio até a eles e virou a situação que era contraria favor do seu povo (Ex 3:7).


Deus mantém todo controle sobre todas as obras de suas mãos. Ele diz e logo tudo lhe obedece. Quantas civilizações imensas, cujo progresso acelerado atraia milhares de pessoas do mundo inteiro e hoje de tudo que havia só sobraram escombros. Ele diz: volvei filhos dos homens. Tudo parou e não passam de cidades fantasmas.


Deus muda o curso da situação. Deus muda a direção do mundo, Deus muda o final da sua história. Deus muda o nosso ponto de vista. Deus muda o coração do nosso cônjuge, dos nossos filhos, dos nossos pais, patrão e de quem quer que seja.


A história de Moisés deixa bem claro a ação de Deus sobre a humanidade. Mesmo que tudo pareça está dando errado para você, saiba que para Deus é indiferente o rumo que as coisas tomam. Ele diz: volvei...! E os ventos mudam de posição e começam a soprarem ao seu favor. Deus não depende das circunstâncias para agir. Na verdade, Ele costuma agir nos momentos mais improváveis.


Deus faz as coisas voltarem do dia para noite. Os hebreus voltaram a sonhar, os que choravam voltaram a sorrir. Talvez você já esteja cansado, solitário, triste e conformado com o sofrimento como Moisés. Mas, mal sabia Moisés que Ele foi chamado para abrir os mares, atravessar desertos, vencer reis e tirar águas da rocha. E a hora disto tudo acontecer através de sua vida havia chegado.


Deus quer redirecionar o rumo das coisas e da sua vida. Ele é perito em remanejamento, Ele intervém no processo de nossas vidas e pode a qualquer momento mudar tudo de direção. Deus fechou a porta de um deserto para Moisés e o honrou, o exaltando como seu representante no meio de um panteão de deuses e de Faraó e todo seu exêrcito. Subjugando a todos debaixo dos pés do seu escolhido. Ele disse “volvei“ para Faraó desaparecer, Deus disse “volvei“ para o mar e ele recuou, Deus diz “volvei“ e o tempo difícil tem que regressar. De repente tudo toma outra rumo. Porque Deus tinha uma outra direção e tem uma melhor direção para sua vida, para sua família, para o seu futuro em Cristo Jesus!


A porta de um deserto de Midiã se fechou para Moisés, e logo se abriu um imenso portal de graça que deu origem a redenção do seu povo.


Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.


Pr. Antonio Cesar Lopes




Um comentário:

  1. A paz Pastor Antonio.
    Muito obrigada por esta Palavra tão edificante e abençoada.
    Que o Pai continue a usa-lo para sua honra e Gloria em Nome de Jesus.

    Deus o abençoe e a sua família tanmbem

    ResponderExcluir