domingo, 30 de setembro de 2012

TUDO VAI MUDAR



“Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós a obra das nossas mãos. Sim, confirma a obra das nossas mãos.” (Salmos 90: 16 e 17).

Ao longo dos anos a vida vai se passando e somos tendenciosos a pensar que nada de tão significativo tem acontecido. Olhar para o tempo que passou começa a dar certo desespero, especialmente quando a melhor parte da vida supostamente mais produtiva já tem se passado. As dificuldades começam a chegar, o tempo vai ficando escasso, as boas oportunidades desaparecem e não há também tanto gás para virar o jogo tão radicalmente. Neste tempo a vida começa a parecer monótona e o inimigo da insignificância dos dias começa a cercar a nossa alegria. E a desistência vai aos poucos se tornando uma opção bem provável. Tudo vai perdendo o significado; neste momento crucial da vida de Moisés ele orava:

“Sim, confirma a obra das nossas mãos.”

Confirmar quer dizer: “dar significado, tornar permanente.” A idéia é a seguinte: “Fazer que eu veja minhas obras como sendo cheias de significado. Em vez de pensar que meus dias são tão fúteis como a tarefa de esvaziar cestos de papeis, ajuda-me, Senhor, a ver o significado de meus dias à luz do teu plano.” Quando Deus confirma as obras das nossas mãos, ajuda-nos a enxergar o valor da rotina, a importância das coisas que antes considerávamos mundanas - sempre a mesma coisa. (Charles Swindoll no livro: Como Viver Acima da Mediocridade).

Como é importante vermos significado nas obras das nossas mãos. Isto vai gerar muito mais satisfação e conseqüentemente frutos. O problema é que somos tentando a ver com desprezo aquilo que fazemos, ou não darmos o real valor que realmente tem. As vezes outros tem que nos dizer que o que fazemos é importante e maravilhoso. E corremos o risco de olhar com ceticismo para as obras das nossas mãos e ao não ver grandes resultados acabando enxergando tudo com desprezo.

Isto acontece justamente quando caímos na rotina, e a rotina nos mata. Ela mata o que há de mais importante em nós, a sede por desafio. Quer dizer, aquilo que exige o máximo de nós para ser Alcançado. É neste momento que caímos no círculo vicioso e mecânico da vida onde a sufocante monotonia nos encontra. E atinge-nos nas áreas de mais estruturais da vida, como casamento, trabalho, chamado, estudos, etc. Neste caso o tempo se torna nosso inimigo e o desgaste seu aliado.

A monotonia pode se apresentar como um agente designado para fazer a vida enfadonha e desgastada. Porém existem algumas pessoas que conseguem fazer da vida chata e rotineira, um espetáculo de novidade e satisfação.

Precisamos saber que a vida rotineira só é desgastante quando nos amoldamos a ela, porém quando usamo-la como o palco de grandes acontecimentos, tudo muda. Ao invés da insatisfação vamos descobrir Deus na rotina dos nossos dias e saber que Ele está no controle dela também.

Imagino como Moisés se sentia neste momento que já ia para mais de 30 anos no mesmo deserto. Era enfadonho: as mesmas tarefas, mesmos problemas, mesmos conflitos, isto parece até com a vida de algumas donas de casa. Assim era o lugar onde Moisés se encontrava naquele exato momento. Ele pedia algo novo para Deus, algo que pudesse mudar toda a sua ameaçadora rotina. E ele acertou ao orar para Deus fazer sua rotina mais interessante, ao invés de pedir para que Deus tirasse-o da rotina, que é o que muitos de nos fazemos. Não era a rotina o problema, e sim a ótica com que nós a enxergamos. Lembra de um dos estudos onde Moisés pede a Deus para ver a vida de forma mais significante ao fazê-lo enxerga-lá como o Senhor a vê?

Talvez seja a hora de você observar melhor a vida e os anos que estão passando diante de ti. E começar a encontrar neles maior satisfação e significado para prosseguir no caminho que Deus traçou para te fazer bem. Para que no futuro ao olhar para trás você consiga ver como tudo foi tão gratificante e maravilhoso. Isto acontecerá, ao enxergar a mão de Deus em todos os aspectos da tua vida e ao vê-lo em cada pedaço do seu deserto que hoje não é tão agradável como você gostaria que fosse. No entanto, é mais do que necessário para o seu futuro. Mas, para isto acontecer você precisa fazer como Moisés, pedir urgentemente que Deus “confirma sobre nós a obra das nossas mãos. Sim, confirma a obra das nossas mãos.” Faz tudo mais significante, Deus!

Hoje por pior que pareça a mesmice da vida, esta é a forma que Deus quer trabalhar na sua vida e te ensinar a crescer e prosperar no tempo da dificuldade. Pois o grande e extenso deserto das nossas vidas é o melhor lugar de semeadura, e não há um lugar mais fértil para a espécie de semente que temos para semear. Você precisa aprender a semear no tempo da dificuldade para colher no tempo da bonança. Pois, “os que com lagrimas semeiam, com jubilo ceifarão” (Salmos 126:5). O dia em que tudo vai mudar está chegando, mas enquanto isto não acontece, ao invés de reclamamos vamos semear no nosso futuro. E Deus sim confirmará as obras das tuas mãos a sua glória virá sobre ti e tudo vai mudar, em nome de Jesus!

Deus te abençoe ricamente em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário