quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UM CORAÇÃO SÁBIO



Todos nós estamos à procura de uma saída do marasmo da vida, esperamos ansiosamente que chegue aquele dia em que Deus nos tocará de vez e pronto: tudo mudado. Ou do céu ouvirmos uma voz dizendo: “Agora chegou o tempo do meu propósito se cumprir de vez em sua vida.” Dia em que respiraremos aliviados, oba, agora cumpriremos de vez aquilo pelo qual existimos. Porem, Moisés sabia que somente o famoso e temível processo no deserto que nenhum de nós escaparemos é o que nos darão lentes espirituais para enxergarmos os nossos dias como Senhor os vê. E assim iniciar a verdadeira transformação de dentro para fora. Preste atenção em sua oração no verso 12 de Salmos 90:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio” (v.12).

Uma nota de tamanha profundidade nas palavras de Moisés que nenhum poeta, filósofo ou compositor antigo ou contemporâneo jamais alcançou. Encontramos neste verso requintes de sabedoria e espiritualidade invejáveis em cada verso deste Salmo extraordinário, redigido por Moises e inspiradíssimo pelo Espírito Santo. Este mesmo deserto ardente que o Senhor levou-o como homem já amadurecido e experimentado na vida foi que o tornou em um homem sensato de valores refinados como se nota neste Salmo. Moisés sabia que no deserto que ele enfrentava estava também o coração puro e um espírito inabalável que Davi pediu nos Salmos 51 e que ele tanto desejava. Ele mostra um elevado grau de intimidade com Deus através de seus mais virtuosos e gloriosos desejos e alvos para esta vida. Além do mais as suas palavras revelam o ardente desejo do seu coração pela presença irrevogável e intransponível do Senhor durante o tempo glorioso no deserto que ele passava com o Pai.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio”. Imagina você contando cada dia que você passasse no seu deserto, com um livrinho de anotação anotando suas mais diversas experiências. Cada dia bem notificado, experiências boas e ruins. Para mim seria algo como prolongar o deserto que de todas as formas tentamos esquecê-lo, para ver se passamos melhor por ele. Mas, Moisés tinha um desejo de alcançar um coração sábio diante de Deus. E ele sabia que para que pela graça ele deveria suportar o insuportável, no intuito de adquirir o inestimável e valiosíssimo caráter do Deus em si mesmo. Era neste lugar de provações que o Senhor o formava a cada dia em homem cuja importância e poder o mundo jamais poderia se esquecer um dia. Ele foi e é, sem dúvidas alguma, o maior homem de toda história e de todos os tempos.

No seu longo e demorado processo do deserto, na solidão e obscuridade, ele buscava a cada dia colocar em sua vida algo maior do que o vazio do seu interior. Ele procurava incansavelmente a incomensurável presença do Pai e juntamente com ela, nada mais e nada menos, o Seu sábio coração.

Somente a escola do deserto e do sofrimento poderia proporcionar objetivos tão nobres ao coração de um homem. No entanto é bom saber que o custo do que ele mais queria era muito alto. Mas não podemos nos esquecer o que muito vale para nós, muito custa também. Todos querem uma intimidade além da medida do nosso próprio deserto, mas poucos de nós estão dispostos a pagar o preço que ela vale. Quem quer intimidade com o Pai, tem que ir ao fundo para alcançá-la. E parar de lutar contra o processo de Deus. Precisamos, ao invés disto, compreendê-lo segundo o ponto de vista de Deus para cada um dos nossos dias nesta vida. Veja Moisés estava disposto a ir até a morte por isto, ele buscava ao Senhor incondicionalmente. Disse Deus: "... porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo" (Ex 33:20). Moisés sabia do preço e estava disposto a pagar.

Sabe o que aconteceu quando Deus anunciou a saída do deserto para Moisés? Ele não fez como nós faríamos: sair pulando e gritando: “Finalmente acabou!!! Glória à Deus e aleluia!!!” Moisés disse com outras palavras em Exodo 33:15: “Só saio daqui se sua presença for comigo, se não de jeito nenhuma saio deste deserto”. Moisés fez da sua vida um único propósito que não era outro se não “glorificar a Deus, e goza-lo plena e eternamente.” Exatamente como diz o antigo catecismo de Westminster. E o que menos importava era onde, se no deserto ou não. Moisés estava disposto a viver ou morrer por isso como o apostolo Paulo disse: morrer é lucro e viver é ganho (Fil 1:21).

Mesmo já havendo tido morrido para tudo na vida, faltava algo para Moisés ainda: um coração sábio como o coração do Senhor. E com certeza o seu deserto não faria sentido sem que ele alcançasse este objetivo em vida. No livro Como Viver acima da Mediocridade Charles Swindoll consegue parafrasear este versículo de forma muito interessante e muito esclarecedora para mim, observe: “Assim faze com que eu saiba atribuir importância aos meus dias, de tal maneira que eu ganhe capacidade de ver a vida como tu vês.”

Precisamos atribuir real significado e importância aos dias de hoje. Precisamos aproveitar melhor o nosso tempo ao “ver a vida como tu vês”. Já pensou nisto, seriamos muito mais rápidos, eficazes, desprendidos e vorazes no propósito de Deus para as nossas vidas na nossa geração. Isto quando simplesmente conseguirmos ver a vida como o Senhor a vê. Teríamos uma outra visão de deserto e certamente os transformaríamos em nossas fontes de balsamo. Extrairíamos dele cura, ao invés de lamento, alegria ao invés de choro e murmurações, sabendo que esta é a vontade do Pai para nós, e que Sua graça nos basta (2 Cor 12:9).

Charles Swindoll diz: “o salmista não diz: ajuda-nos a viver os nossos dias como a maioria, mas sim ensina-nos como devemos vivê-lo de modo único, integral e triunfalmente”. Deus espera que nós não apenas enxerguemos a vida como Ele a vê, mas também que vivamo-la de forma mais graciosa e grandiosa como Ele planejou para cada um de nós. E com certeza nada redundante e cansativo, mas uma vida cheia de alegria, desafios, motivação e gratidão a Deus. Avançaremos como águias que voam cada vez mais alto ao passo que conseguirmos atribuir o verdadeiro significado e importância para os nossos dias, por mais difícil que a vida pareça para nós. 

Uma coisa é certa: sem este deserto Moisés jamais seria o homem de Deus que ele foi. E sem o seu deserto você jamais alcançará um coração sábio, as mais sublimes alturas e os inimagináveis sonhos que de antemão o Senhor tem  preparado para ti.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Antonio Cesar Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário