domingo, 23 de setembro de 2012

ATÉ QUANDO SENHOR?


Não há uma linguagem mais real e tão sincera ao ponto de muitas vezes ser oculta até mesmo para nós do que a linguagem da dor. Eu diria esta é a linguagem do coração de Deus. É na dor que nós faz expressar exatamente o que sentimos. Ela libera nossos sentimentos e nos revela o estado da nossa alma. Pois quando nos derramamos em lágrimas até nós mesmos nos surpreendemos com o que somos capazes de dizer. O choro alcança uma linda melodia que chega aos ouvidos do Pai, pois esta melodia perscruta o mais recôndito da nossa alma. Trás palavras e sentimentos que muitas vezes nós mesmos precisávamos saber e não sabíamos que pensávamos assim. E por incrível que pareça esta é a linguagem com a qual Deus costuma mais se comunicar conosco. Moisés se quebrantava diante do Senhor e com lagrimas nos olhos ele muda totalmente a direção da sua oração. Veja os versos abaixo:

“Volta-te para nós, SENHOR; até quando? Aplaca-te para com os teus servos. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremo-nos todos os nossos dias“ (Sl 90:13-14).

Moisés rompe a barreira das emoções. E é perceptível a profundidade da sua dor. Tal profundidade em oração naturalmente não conseguiríamos alcançar. Nós não conseguimos por estarmos enrijecidos e endurecidos pelo nosso ego e pelo desejo de não mostrar nossas fraquezas. Mas, Moisés não pensava assim, pois ele abriu o coração e colocou diante do Senhor o seu mais sincero sentimento.

Ele disse: “Volta-te para nós, SENHOR, até quanto?” Sabe amado, é como se ele dissesse: “Eu não agüento mais sofrer. Por mais que tenho fingido ser forte e eu tenho limites, eu estou rindo por fora, mas por dentro está doendo demais!“ Ou se ele dissesse: “Porque o Senhor me deixou neste deserto e foi embora? Volta!“ Já imaginou uma situação como esta ou para melhor dizer, já imaginou Moisés, o grande e maior de todos os profétas, chorando como uma criança abandonada? Era assim que ele chorava diante do Senhor. Se você nunca passou por isto ou não esta passando por alguma dor não poderá me compreender. Preste atenção neste verso isto eu chamo de estado de total quebrantamento: “volta-e para nós, até quanto? Aplaca-te para com os teus servos.”

Quer dizer refém a tua ira para conosco, pois não agüentamos mais, chega! Isto é um real retrato da alma de quem está enfrentando um deserto na vida.

Note bem o pedido que ele faz logo em seguida. Imagino que Moisés não estava apenas chorando, ele já estava mesmo era soluçando. “farta-nos de madrugada com tua benignidade, para nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias”. Sei disso amado, porque eu já chorei desesperado e derramei muitas lagrimas nos pés do Senhor. Isto é normal na vida de homens e mulheres de Deus, sofrer e se quebrantar. E basta nossas lágrimas escorrerem no altar do Senhor para duas coisas acontecer imediatamente, primeiro minha alma entrar em total sintonia com o coração do Pai e segundo o meu pedido respondido. É incrível, mas é assim que acontece.

Moisés pede que Deus dê um basta naquela tristeza que ele estava sentindo e traga a Sua alegria pela manhã. Ele pede uma pausa e na verdade ele pede para Deus pôr um final naquela circunstância tão desagradável que estava lhe causando tamanha dor a sua alma. Talvez você esteja enfrentando hoje uma dor muito grande também. Talvez na sua família algo possa ter acontecido contra a sua vontade e permissão e isto tem te desgastado, desgostado e te ferido muito. Isto tem te feito chorar por dentro a ponto de quase não ter mais lágrimas para derramar por fora. Ou um ente querido que esteja passando por alguma dor, enfermidade ou problemas sem fim, não sei. Talvez no seu trabalho você está sendo humilhado ou sendo vítima de perseguição e isto tem te entristecido também. Talvez uma depressão na alma, a perca de alguém que você ama muito. Lembre-se que Moisés aponta para o Senhor e busca nele a sua solução, sabendo que o Senhor não o deixaria sem resposta.

Volta-te para nós, SENHOR; até quando? Aplaca-te para com os teus servos. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremo-nos todos os nossos dias (Sl 90:13-14).

“O choro pode durar uma noite mais a alegria vem pela manhã (Sl 30:5).” Moises derramava as suas lágrimas e apresentava suas suplicas diante do Senhor. Ele sabia que seria consolado, que seria ouvido e também teria o seu pedido atendido. Sabia que o Senhor envia o socorro pela manha e um novo dia surgiria com uma nova resposta do Pai. Ele sabia que a presença do Senhor era suficiente para fartar e saciar a sua alma. O Senhor lhe mostraria a saída, lhe daria a direção que ele precisava, faria o milagre que ele tanto estava precisando. Pois “as misericórdias do SENHOR, são as causas de não sermos consumidos, porque as sua misericórdias não tem fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.(Lm 3:22:23).”

O Senhor te diz hoje, fica firme naquilo que deseja o seu coração, pois eu tenho te ouvido e visto o teu sofrimento e as tuas lágrimas, conheço a tua dor e vou remover o seu lamento e transformar o teu choro em alegria. Vou eu fazer um milagre em sua vida para que você saiba que sou Deus e não homem e não falharei em cumprir a minha promessa que te fiz. Assim te diz o Senhor!

Pai abençoa esta pessoa agora como já tens abençoado em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário