quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MIL ANOS SÃO COMO O DIA DE ONTEM




"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia que passou e como a vigília da noite." (Salmos 90:4).

Queridos, se analisarmos a vida segundo a perspectiva de Deus viveremos muito melhor e mais leves. Pois, veremos que a maioria dos nossos stress, sofrimento e preocupações são ineficazes e não podem nos ajudar. Ao contrario disto elas nos afetam física, emocional e espiritualmente. Então para que te-los? O ponto de vista de Deus sobre as aflições que mais nos afetam é completamente diferente do nosso. E por isso ele nos chama para confiar ao invés de duvidar e nos preocuparmos tanto. Confie os seus problemas nas mãos do Senhor, pois Ele tudo resolverá. Ele pode resolver. Uma irmã me disse esta semana, Antonio tente imaginar suas lutas daqui mil anos, um irmão me disse infelizmente muitos só tem planos para esta vida. Dai  começou a brotar esta mensagem no meu coração.

O Senhor quer nos ajudar a passar pelas nossas lutas de forma honrosa e vitoriosa. Ele quer nos ensinar a confiar nele e em seus eternos propósitos para nossas vidas através do tempo e da dor. E através delas nos mostrar o quanto elas são passageiras. Para isto basta crermos e aplicarmos em nossas vidas o que a palavra diz sobre as nossas provações. O apostolo Paulo disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produzirá para nós  eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Corintios 4:17). Quer dizer elas não são más como pensamos, mas boa e produzem frutos em nós. Nas palavras que se seguem e 2 Corintios 12:10 Paulo mostra uma maturidade que poucos alcançarão na vida cristã. Ele disse: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Corintios 12:10). 

A tribulação é leve e momentânea e produz fruto. As tribulações são dadas por Deus e controladas pelo Senhor para nos levar ao fim que o nosso coração deseja, sem nos tirar do propósito que Deus preparou para nós.

Você imagina Moisés com 110 anos de idade no meio do deserto, pensando nos seus problemas. Talvez você se pergunte será que ele sofria naquela época tanto como nós hoje ao passarmos pelas mesmas coisas. Eu diria, certamente ele sofreu muito e igualzinho a nós, ele se angustiou e se sentiu muitas vezes arrasado e sem direção. Acho que chegou a orar desesperado como se Deus não o ouvisse e como se tudo fosse acabar no outro dia. Mas, não neste ponto de sua carreira com 110 anos ele já sabia que cada experiência passada lhes revelava ainda mais sobre o caráter e a natureza de Deus.

Noé viveu exatamente 1000 anos antes da data que Moisés fez esta oração. Noé não teve vida fácil e sofreu pelo que cria. Mais mil anos antes de Noé viveu Enoque homem tão santo e puro que Deus o tomou para si para não ver a morte, Enoque também não enfrentou moleza. Daniel  viveu 1000 anos depois de Moisés e sua vida não foi brincadeira. Se não fosse o Senhor ele teria sido devorado vivo pelos leões.

Deus permitiu que eles passassem por tudo isto, mas não retirou deles a sua graça. Os nossos irmãos da Bíblia aprenderam muito sobre o caráter e a natureza de Deus pelo que enfrentaram e também venceram. Nós aprendemos ainda mais, pois Deus tem se revelado a nós através da vida deles, da história  e das nossas próprias experiências.  

Muitas pessoas me dizem que querem crescer e amadurecer na vida cristã. E por outro lado muitos dizem que não agüentam mais sofrer. Sofrimento e crescimento são palavras sinônimas no vocabulário de Deus, tribulação e oportunidades também, lutas e vitórias também. O sofrimento nos leva a conhecer Deus e também a nos identificar com os santos que sofreram como aqueles quais o mundo não era digno. E concomitantemente através da história da nossa própria vida.

A história da humanidade é o fio que conecta a nossa fé aos santos e bondosos desígnios de Deus para a nossa história no Senhor.

Dois mil e quinhentos anos antes de nós, Davi disse: “Quem me dera tivesse asas como pomba; voaria até encontrar repouso! Sim fugiria para bem longe e no deserto eu teria o meu abrigo” (Salmos 55:6-7). Eu já disse algo parecido e talvez você também já tenha dito com ou sem palavras.

Queridos, o que são mil anos? Aos nossos olhos é muito, mas aos olhos do Pai são os dias de ontem, e assim são as nossas lutas hoje e as que ainda virão. São leves e momentâneas, pois a própria vida passa rápido, aliás tudo passa. E todo quadro de dor muda e passará diante de nós. Porém, o Senhor não mudará nunca, pois Ele é bom e sempre será infinitivamente bom eternamente. Imagino Moisés olhando para a Bíblia e lendo a história da sua vida e dizendo, porque devo me preocupar se está tudo debaixo da providencia de Deus. Só devo acreditar que tudo passará assim como está escrito e eu sou e serei aquilo que a Bíblia diz que sou, mais que vencedor sobre todas essas coisas que passo.

Deus quer que você creia que Ele tem preparado para você um futuro muito melhor e mais brilhante do que parece. Amanhã você olhará para trás e verá os frutos do teu trabalho. E receberás do Senhor dupla honra como recompensa pela sua dor. E a vitória que o Senhor lhe deu será lembrança de um tempo que você passou e te levou a crescer e vencer em Cristo Jesus. De tudo só restará as lições que te ajudaram a ajudar a outros que estarão passando pelo que você passou e precisarão aprender com você para vencer como você venceu. 

A questão mais importante não é a dor e sim como passaremos por ela, isto sim mostrará se crescemos ou não, se vencemos ou não, se honramos a Deus ou não. Lembre-se "Mil anos são como o dia de ontem que se passou."

Deus te abençoe em nome do Senhor!

Pr. Antonio Cesar Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário