domingo, 16 de setembro de 2012

TUDO PASSA




Lembro-me haver lido ou ouvido em algum lugar uma frase que jamais me esqueci, ela dizia: “isto também vai passar”. Quer dizer: na vida tudo passa, mais cedo ou mais tarde tudo vai passar. Amado, este momento terrível que por ventura você esteja atravessando na sua vida agora “vai passar também”, pois na vida tudo passa. A vida mesmo sendo cíclica é também dinâmica ela não fica batendo em um só ponto. A vida passa e nós voamos como disse Moisés, quer dizer tudo passa, seja este problema ou a sua dor, vai passar também,  pois até nós passamos.

Moisés trás para nós um poderoso argumento sobre como viver em função do maravilhoso programa de vida que Deus tem preparado para nós. Ele nos alerta sobre a brevidade da vida e a necessidade de vivermos integralmente o nosso hoje em função da vontade de Deus. Viver um dia de cada vez, nos livrando dos fantasmas do passado cujo objetivo não é outro se não nos aprisionar a ele. Na oração de Moisés a vida é passageira e nós passamos muito rápido dentro dela. Ele nos ensina que podemos estacionar numa etapa da vida, enquanto temos muitas outras pela frente. O tempo perdido pensando ou olhando para o passado é a subtração da própria vida. O passado juntamente com as circunstâncias dolorosas do presente se constituem numa prisão da alma. Não podemos esquecer que a vida é uma só e rápida demais. Alguém disse que ela é como uma moeda única e se gastarmos errado não haverá uma segunda chance. Nós não temos tempo a perder. Dê uma observadinha nestas palavras:

“Nossos anos são como o dia de ontem” (v. 4).

“Nós somos como a erva, que nasce de manhã e de noite corta-se e seca” (v.5 ).

Quando enxergarmos a vida por este prisma estabeleceremos propósitos mais bem definidos para viver. Não perderemos tempo com futilidades, coisas banais, pessoas que não edificam e conversas infrutuosas. E nem com lembranças de algum mal que nos fizeram no passado. Vamos juntar nossas boas experiências com as revelações que recebemos de Deus e prosseguir para frente. Se há algo de bom nisto ou aquilo que vemos ou ouvimos e glorifica Jesus, então traga-o para o centro. Porém, tudo que não edifica lança no plano periférico para depois ser deletado.

Uma vez que os “anos são como o dia de ontem”. E nós “como a erva, que nasce de manhã e de noite corta-se e seca”. Façamos como Paulo “corramos para o que está adiante de nós”. Eu amo esta frase. Temos tantas coisas realmente importantes na nossa frente que não podemos ficar presos aquilo que não tem importância alguma e tão pouco por aquilo que ficou para trás. Porque “tudo passa e nós voamos”. Veja o versículo abaixo:

“Os dias da nossa vida sobem à setenta anos ou, havendo vigor, a oitenta; nesta caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa e nós voamos” (v.10). Os nossos dias melhores são poucos e os anos de produtividade curtos. Pois paramos de produzir antes da vida acabar. Moisés disse: “porque tudo passa” e ele acrescenta “e nós voamos”.

A vida não é fácil ao mesmo tempo que ela pode ser tão bela quanto passageira. Ontem brincávamos, hoje sonhamos e amanhã nos fomos. Precisamos hoje imprimir as marcas indeletáveis de Cristo e da sua presença na nossa cultura demonizada, em nossa geração perdida. Deixar os vestígio de sua passagem em todos os lugares por onde passamos, nas palavras que pronunciamos, nas coisas que tocamos e pessoas que encontramos. Não é hora de perdermos o nosso precioso tempo tão valioso quanto não podemos avaliar. Mas, é hora de buscar o verdadeiro significado dos nossos dias e o real propósito da nossa existência neste mundo. Para que não venhamos a passar por esta vida sem que tenhamos descoberto o verdadeiro propósito de Deus para as nossas vidas.

Deus te atraiu para este deserto para imprimir o seu caráter em você. Para te ensinar os segredos da vida e o misterioso propósito de sua vontade para sua vida neste mundo. O deserto é a fábrica de Deus para criar em nós a imagem de Cristo Jesus. Deus escolheu este lugar para você passar um tempo de preparação com Ele. E se este é o teu deserto e é ai que Deus te quer, não procure atalhos, mas espere pacientemente na sua hora e no seu tempo que Deus preparou para te exaltar. Deus tem caminhos no deserto onde os passos são cronometrados e cada dia é importante no processo que te conduziará ao monte da revelação do Senhor. Foi ali que Moisés entendeu o propósito da sua existência e maravilhoso plano de Deus para sua vida.

Lembre-se que o seu dia de hoje é único e cada momento inédito. Então cabe a cada um de nós correr para que ele se torne frutífero, produtivo e louvável diante do Pai. A vida não será monótona e enfadonha quando aprendermos a viver segundo a vontade de Deus para as nossas vidas. Não dê tanta importância ao passado e a perseguições momentâneas, pois se tudo isto tem se passado com você é porque você tem agradado a Deus. Saiba que estas lutas e tribulações fazem parte da sua preparação. O que menos importa é o lugar que Deus escolheu para você passar por elas, se é no deserto ou não. Agora o que realmente importa é que você passe como alguém aprovado de fato e não “para ser aprovado“. Você ainda não deu o seu tudo para atribuir ao seu dia o verdadeiro valor que ele deveria ter para você. O dia de Deus é hoje e quando entendermos isto entraremos na eternidade, viveremos o eterno e estaremos longe das nulidades emergentes que move o coração dos homens nesta vida.

Tente olhar ainda hoje com outros olhos para aquilo que tanto está inquietando o seu coração. Tente se encontrar como parte importante do processo de Deus para este mundo que vivemos. E acredite piamente que tudo vai passar. Pegue o seu caderno de anotações e anote tudo que o Senhor está comunicando ao seu coração. Tudo que Ele tem para te dizer sobre este tempo, e começe a fazer aplicações imediatas, pois tudo isto vai servir para abreviar o processo e o tempo da sua aflição. Use-as hoje mesmo, pois tudo vai passar. A sua luta vai passar, as suas dores passarão também, o seu problema vai passar e este momento difícil que você não vê saída vai passar também. Tudo passa e nós voamos!

Deus te abençoe em nome de Jesus!


Pr. Antonio Cesar Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário