quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FONTES DE AGUAS VIVAS



“Todos os homens buscam a felicidade. Não há exceção. Embora empreguem meios diferentes, todos têm esse mesmo objetivo final. A causa de alguns quererem ir a guerra enquanto outros fogem dela é um mesmo desejo, em ambos os casos, satisfeito a partir de diferentes pontos de vista. A vontade nunca dá o menor passo senão em direção a esse objetivo. É ele que move todas as ações de todos os homens, mesmo daqueles que se enforcam.” (Blase Pascal).

Pascal tinha razão em dizer isto, pois mesmo inconsciente tudo que buscamos é a alegria em todas as esferas da vida. Sem alegria a vida não faz sentido, por mais que tenhamos tudo que gostaríamos de ter. Moisés pede exatamente isto a Deus: “Alegra-nos pelo tempo que tem nos afligido“ (Salmos 90:15).

Como tudo na vida tem o seu custo e a sua recompensa os anos a fio de lutas e tribulações não poderiam ser diferentes. Moisés não queria terminar os seus dias sem sentir o prazer de desfrutar de um gracioso prolongado tempo de refrigério que só o Senhor poderia lhe proporcionar. Ele ora mais ou menos assim: “Me enche de alegria e isto compensará toda esta minha dor, mesmo que a luta continue me dá alegria para atravessá-la e assim encontrarei sentido em tudo que tenho enfrentado até aqui.” Repare que Moisés se disperta de repente para isto, ele pede algo que todos nós devemos pedir também.

Através da vida de Moisés o Senhor quer nos ensinar a cavar fontes de alegria, fontes de águas vivas no nosso deserto. Por mais que pareça paradoxal a alegria e deserto ambos estão entrelaçados um ao outro e dentro do plano de Deus para nós. O problema se dá quando a maioria acaba ficando só com a parte mais difícil, o deserto. Mas, precisamos entender que a alegria também é a vontade do Senhor para nós.

Com certeza a alegria é o fator chave que move o ser humano. E sem ela a vida se torna muito dura. Precisamos de alegria para o casamento, alegria para trabalhar, alegria para sofrer. Já enfrentei trabalho duro, mas nunca vou me esquecer da alegria que sentia no que fazia, mesmo enfrentando o pesado e ganhando pouco.

Moisés havia experimentado tanto a alegria quanto a tristeza. Ele era um homem maduro e sabia que a sua única fonte de alegria era o Senhor. Por isso ele ora de forma muito inteligente, inteligência espiritual é claro. Preste atenção nestas palavras: “Alegra-nos pelo tempo que tem nos afligido.”

Sabemos das aflições que Moisés enfrentou no deserto e não foram faceis. Mas, pouco sabemos sobre a alegria que o mantinha lá. O mesmo deserto da aflição de Moisés foi se tornando o seu oasis de esperança na vida dele. Moisés experimentou alegria no cumprimento, na largura, na altura e na profundidade como ninguém até hoje. O Salmos 84 se aplica muito bem a Moisés: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados. Que passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte...”. Queridos já que temos que passar por um e outro deserto então passemos bem por ele, pois do outro lado haverá recompensa para nós.

Precisamos aprender como Moisés como transformar os nossos vales áridos em fontes de águas vivas. Transformar os nossos momentos difíceis nas nossas maiores oportunidades de vitória. Transformar o caos em abundância de vida e prazer.

Como podemos chegar a esta conclusão, é fácil todos sabemos que Moisés era um homem de oração como poucos foram até hoje. Sua biografia o mostra orando e falando com Deus o tempo todo. Em Êxodo três trás um rico repertório jamais visto em qualquer outra página da Biblia onde diversas vezes é repetido no início de cada frase; Deus falou com Moisés e depois Moisés responde a Deus, depois Moisés falou com Deus e depois Deus respondeu a Moisés. Dá para imaginar isto? Isto é oração.

Durante toda passagens dos livros da lei temos a narrativa de uma conversa aqui e ali entre Moisés e Deus. Ele orou antes das dez pragas do Egito e para atravessar o deserto. Falou com Deus a cada problema que surgia, passou 40 dias no monte Sinai só ele e Deus. Orava na ora da guerra, orava na tenda da congregação, orava nos montes, orava nos vales, este era Moisés mais conhecido como homem com quem Deus falava face a face. Moisés tinha prazer na oração e nos ensina através dela como cavar fundo as maravilhosas fontes de alegria nos lugares áridos da vida. É verdade que poucos homens sofreram como Moisés na sua longa trajetória de vida no deserto, porem pouquíssimos também experimentaram alegria na dimensão que ele a experimentou.

Moises foi um homem feliz e poderoso como poucos puderam ser. E justamente por isso ele sabia o quanto esta alegria era necessária e não poderia faltar em sua vida. Ela é o diferencial da nossa vida e do nosso deserto. Na carta aos Hebreus 11:22-23, o autor deste livro diz que ele rejeitou os prazeres do Egito pela tristeza de estar com o seu povo aceitando os sofrimentos de Cristo, em busca de uma alegria maior.

Consigo sentir quando o inimigo quer lançar setas de angústias e tristezas na minha vida. E quando isto começa acontecer eu vou na hora para o campo da batalha espiritual. Eu inicio minhas lutas me revestindo da força e do poder de Deus. Mas, não paro por aí, pois logo depois disso repreendo todo mal na autoridade do Espírito Santo e no poderoso nome de Jesus. E rejeito os dardos inflamados lançado pelo inimigo sobre a minha vida e os apago pelo escudo da fé que é a poderosa Palavra de Deus que está nos meus lábios e no meu coração. Mas, não fico por aí logo após eu já começo a ministrar em mim, alegria no casamento, alegria no ministério, alegria para estar com meus amigos, alegria para todas as áreas da minha vida. E a alegria logo vem e logo que ela vem tudo muda, o meu dia muda, as minhas batalhas mudam, a minha paciência é outra e a minha adoração muda também.

E é incrível, por mais que o dia amanheça acinzentado para mim como pesadas nuvens ao redor. Após um período de oração já posso ver os céus se abrirem e logo a glória de Deus o tornam dia perfeito.

John Piper cita no seu livro “Teologia da Alegria” o comentário de C. S. Lewis do Salmos 43:4 ao falar da alegria que o Senhor tem reservado para nós: “nos salmos Deus é o 'objeto que tudo satisfaz'. Seu povo o adora sem constrangimento, pela 'grande alegria' que encontra nele.”

É tempo de abrir fontes no deserto. “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto: e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria cantará...” (Isaias 35:1)

Acredito que o Senhor queira abrir um novo momento e um novo tempo em sua vida. Onde o tempo do sofrimento seja substituído pelo tempo de júbilo. O tempo da tristeza seja substituído pelo tempo da alegria. Mas, não antes de te ensinar a cavar os seus poços de alegria no Espírito Santo e até que Ele faça rios de águas vivas fluir do teu interior com diz a Palavra de Deus. Isto pode acontecer ainda hoje! Pois o Senhor quer encher o seu coração de exultação e prazer. E te dizer hoje é dia de celebração e dia de conquista e ainda hoje uma nova alegria brotará no seu coração.

Que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário