quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A COLHEITA



Aquele que leva a preciosa semente, andando o chorando, voltará, sem duvidas, com alegria, trazendo consigo os seu molhos (Salmos 126:6).

Não conheço outro Salmo que consegue unir em um só texto presente, passado e futuro. O Salmos 126 denominado como um dos cânticos dos degraus, era um cântico usado pelos peregrinos que vinham de suas cidades para adoração no templo em Jerusalém.

Após 70 anos de cativeiro na terra da Babilônia o Senhor abre as portas da liberdade e tira o seu povo de lá. Eles voltam de forma milagrosamente para a Terra Prometida. O salmista relata o sentimento do povo neste momento ao dizer: "Quando o Senhor nos trouxe do cativeiro... estávamos como quem sonha" (Salmos 126:1).

De repente, eles recebem uma grande noticia. O sofrimento acabou, vamos sonhar em liberdade. 

A alegria foi tão grande que eles ficaram pasmo diante do poder e bondade de Deus, eles diziam: "a nossa boca se encheu de alegria e a nossa língua de cântico, então se dizia entre as nações: grandes coisas fez o SENHOR à estes." (Salmos 126). Era um grande milagre que precedia um grande despertamento, espiritual, físico e emocional.
Todos os povos e reinos neste momento tiveram que assistir a grande vitória do povo de Deus e admitir com seus lábios: "Grandes coisas fez o Senhor à este povo". Os seus inimigos tinham que admitir que Deus fez grandes coisas no meio deste povo. Não havia quem não comentassem esta novidade, era um grande milagre que acabava de acontecer diante dos olhos de todos. 

Eles mesmos testemunharam em alto e bom som: "Grandes coisas o Senhor fez por nós e por isso estamos alegres" (Salmos 126:3). Era maravilhoso de se ver, como duvidar de um Deus tão poderoso que cumpre cabalmente a sua promessa. 

Contudo, com o passar do tempo eles se viam tristes novamente, vazios e desesperados, perdidos e desconsolados. É muito importante entendermos que: as grandes vitórias de Deus para nossas vidas no presente não são garantia de sucesso no futuro. Mas, o que fazemos tanto com as nossas bênçãos quanto com o nosso sofrimento hoje é quem vai determinar quem seremos amanhã.
Um grande silêncio separava o tempo da alegria e este momento de deserto. Até que eles acordaram e oraram fervorosamente ao Senhor suplicando a Deus: "Faze-nos regressar outras vez do cativeiro, SENHOR, como as correntes do Sul" (Salmos 126:4).

Todas as vezes que nos afastamos do Senhor, ou o trocamos pelo mundo ou até mesmo pelas suas bênçãos a vida vai ficar difícil.  Pois, a frieza é a nossa próxima residência e o deserto o nosso novo endereço.

O Salmista entendeu que era hora de se movimentar, de agir e não parar. Preste atenção neste versículo: "Os que semeiam com lagrimas segarão com alegria"(Salmos 126:5). Uma mudança de mentalidade na hora do sofrimento, pode redirecionar todo processo e fazer com que aquilo que seria um verdadeiro fracasso torne-se em uma grande vitória no final.  
A dificuldade, o choro, angustia e as lagrimas, não os impediram de lutar para mudar aquele quadro. Eles começaram a mudar aquele deserto. Uma palavra para sua vida, você pode transforma o seu deserto. "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontraram os caminhos aplainados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial" (Salmos 84:5-6).

Por pior que pareça o seu momento agora, este é a hora de mudar este quadro e transformar o seu deserto em grande manancial.  Mesmo que este momento pareça ser o mais difícil que você já enfrentou e você não agüenta mais esta dor, levante os teus olhos e olhe para o Senhor e vejo a sua mão poderosa estendida e agindo ao seu favor. 

"Aquele que eleva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem duvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos" (Salmos 126:6). Mesmo chorando, não é hora de parar, prossiga, semeie no seu casamento, semeie no seu trabalho, semeie na sua família, semeie na sua fé, semeie na sua vida espiritual. Mesmo que seja com choro não pare de semear, Deus está preparando uma futura e grande colheita para ti, em nome de Jesus!!!
Não sei como se encontra o seu coração hoje, mas o Senhor está te dizendo: Semeie na terra da sua aflição, pois eu te farei crescer dentro dela.  

Aquele que começou a grande obra em sua vida é fiel para termina-la. A luta quando aumenta não é indício de abandono de Deus, mas sim pré-nuncio de que algo muito grande e maravilhoso está para acontecer em sua vida. 

Talvez você não esteja entendendo como as coisas podem ter chegado ao ponto que chegou. Como tudo mudou e agora você está vivendo nesta noite escura e fria onde sua alma se revolve de um lado para o outro, sem ver o sono e nem o amanhecer. 

Saiba que o Deus que agiu poderosamente em sua vida no passado, é o mesmo que está pronto para agir na tua vida hoje. No campo do Senhor você vai colher antes mesmo de terminar de plantar. A palavra para você hoje é aprenda a semear e creia que os resultados virão, a tua semente brotarão e os teus celeiros transbordarão. O final desta luta será melhor do que este momento difícil que já esta terminando em nome de Jesus! A tua semeadura pode ser com choro, mas a tua colheita será com alegria, no nome do Senhor!!! 

Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes

3 comentários:

  1. Amadão!!

    Saudades de vcs queridos ...

    Um grande abraço

    Pr Ricardo Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É e continuará sendo uma honra, aprendizados e grande alegria está do seu lado, amado Pr. Ricardo. Estou lendo está mensagem, olha sóba preciosidade que encontrei aqui, não esperava kkkk...sddsss. Abração amadao!!!

      Excluir
  2. O amadão, que honra é esta querido!!! Saudade demais de você também, não me esquece de vc e de orar por ti queridão, amigo, pastor, e referencial para minha vida!!! Um abração querido, Deus te abençoe!!!! Amado

    ResponderExcluir