sábado, 12 de janeiro de 2013

CAVANDO POÇOS


Olá amados, eu sou Pr. Antonio Cesar Lopes e estou compartilhando uma mensagem pregada pelo meu irmão de sangue o  Pr. Cesar Lopes da CCV Vide, que falou muito ao meu coração.  E que tenho certeza que através dela o Senhor vai falar muito ao teu coração também. Peço que o Senhor te abencoe, em nome de Jesus!


GÊNESIS 26:12 “SEMEOU ISAQUE NAQUELA TERRA E, NO MESMO ANO, RECOLHEU CENTO POR UM, PORQUE O SENHOR O ABENÇOAVA.”


Houve uma grande seca na terra, houve fome em toda terra...

Foi neste momento, que Isaque subiu a Gerar que no hebraico quer dizer noite e descanso. Esta cidade ficava a caminho do Egito, lugar onde viajantes pernoitavam antes de seguir viajem. Deus falou a Isaque e pede para ele não subir ao Egito, mas que ficassem em Gerar. Ali o Senhor o fez promessas. 

Precisamos aprender que nos momentos de deserto encontramos as maiores oportunidades de ouvir Deus falar conosco. Sempre no meio da lutas Deus fala conosco. Ouvimos sobre os planos que Deus tem pra nós, por isso não é momento de se desesperar. Pois Deus tem saídas e meios para nos abençoar em meio a qualquer deserto que atravessamos, você precisa crer nisso.

"Isaque, pois, ficou em Gerar" (vers. 6) Ou seja, Isaque obedeceu, a obediência é um sinal de fé. Ela é uma expressão de fé, ninguém que verdadeiramente ama a Deus vive em desobediência. Ao contrario da obediência, a desobediência é independência e isto é pecado, quer dizer que Deus não governa sua vida. Isaque obedeceu e guardou os princípios e mandamentos do Senhor.
"Enriqueceu o homem," (vers. 13) ali começou um processo de colheita farta na vida de Isaque – (Todo aquele que semeia a boa semente colherá bons frutos) um princípio natural. ‘’Prosperou’’ - ou seja, continuou a enriquecer, e seus recursos aumentaram. "E ficou riquíssimo" aumentou sobre modo seus recursos. 

A palavra diz que no mesmo ano ele plantou naquela mesma terra e recolheu cento por um, ou seja, cada semente lançada gerou cem frutos, seus gados aumentaram e seus servos também aumentaram a ponto de causar inveja entre os filisteus. (vers. 14)

Quando obedecemos e temos fé, as bênçãos de Deus nos alcançam e passamos a ser tão abençoados que incomodaremos outros povos. O maior segredo de um homem abençoado é a sua fé. Isaque era um homem de Deus e como seu pai Abraão, ele teve fé e por isso tomou posse da herança e das promessas que o Senhor lhe fez. Isaque prosperou por causa de fé e obediência prosperou, a ponto de ter poços entulhados (poços de seu pai, herança) pelos inimigos.

Entendam que o inimigo não se cansa de trabalhar contra nossos sonhos. Poços são como sonhos e realizações, são os nosso objetivos, nossos planos e o inimigo está de olho preparado para entulhá-los. Sempre com a pá pronta, cheia de entulhos. Poços naquele tempo e naquela região era sinônimo de prosperidade, quem tinha um poço ou uma cisterna, tinha um tesouro. Muitos tem visto seus poços (sonhos, projetos, promessas) sendo entulhados e tem desistido, desanimado, cruzado o braço.

E agora seus inimigos entulharam seus poços. Nesta vida competitiva encontramos muitas adversidades pelo caminho, mesmo nos momentos de benção, encontraremos resistências até dos que deveriam estar do nosso lado. Jesus disse: "Neste mundo tereis aflições, mas tenham bom animo eu venci o mundo." Foi exatamente isso que Isaque fez, teve bom animo e insistiu em abrir mais poços. 

O primeiro poço foi chamdo Poço Eseque (heb. Contenda) – A contenda muitas vezes é provocada quando as pessoas começam a reparar o nosso sucesso.

O Segundo poço recebeu o nome de Poço Sitna (heb. inimizade) - Pior que a contenda é a inimizade. As vezes sofremos muito com este mal, e acaba gerando conseqüências terríveis.

E tereceiro poço Reobote (heb. Alargamento, amplitude) – Isto da um sentido de abundancia. Cristo veio para nos dar vida em abundância. As adversidades podem vir a contenda, o ódio, a acusação, a inimizade pode até vir, mas se insistirmos, se perseverarmos encontraremos reobote e ali descansaremos com (alargancia) abundancia.
Deus tem um lugar de refrigério para você... Em Sicar no lugar da obediência, Deus tem a realização dos teus sonhos. Ele vai te abençoar. Há um lugar de descanso e refrigério, de benção, de paz e muita prosperidade. Este lugar é no Senhor. Se hoje ouvires a Sua voz não endureça o seu coração.
Seja como ISAQUE: Tenha fé e obediência. Isaque obedeceu a voz do Senhor ficando em Gerar. Ele também tinha fé e sabedoria. – Isaque foi sábio de saber a hora certa de sair de perto do oponente sem exitar. Tinha ainda fé e perseverança. Mesmo sendo rejeitado, mesmo sendo expulso, mesmo em meio a contenda e inimizade, mesmo tendo seus sonhos, seus poços entulhados, ele perseverou.
Você foi chamado para herdar as bênçãos, assim como Abraão e Isaque, você também é um cavador de poços. Não desista da visão que Deus te deu. Não desista da direção que Deus te deu. Não desista dos seus sonhos. Não desista dos seus poços. Desentulhe seus poços. Estes talvez sejam seus sonhos apagados, seus planos esquecidos. 

Hoje chegou o tempo de REALIZAÇÕES de sonhos. Ano de colheita. Você encontra águas cristalinas. Águas vivas, vindas do trono de Deus. Ouse cavar e desentulhar porque neste ano você colherá, porque o Senhor vai te abençoar. Não importa o que vai acontecer no mundo, no país ou no governo, o que importa é que você tem a benção do Senhor, e mesmo que entulhem seus poços, seus sonhos, você não desistirá e continuará cavando poços, pois foi pra isto que você foi chamado...PARA CAVAR POÇOS.

Pr. Cesar Lopes 

Um comentário:

  1. Amado irmão, muito boa mensagem. Esta mensagem fala sobre o dever de nunca desistir. Mesmo que adversidade venha, não podemos parar. Temos que cavar fundo e ir até onde tem águas vivas. E desentulhar os poços da vida que foram entulhados pelo passar do tempo, pelos inimigos, pelo desanimo e pelas circunstancias da vida. Porem, temos um ferramenta que é os nossos sonhos alinhados ao Senhor de Deus, a outra é o poder do Senhor em nós e por e a outra é a promessa de que o Senhor será conosco até o fim. E sendo assim as águas vão jorrar em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir