domingo, 30 de dezembro de 2012

POSSUINDO A PROMESSA


Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja deseja o teu coração.  
(Salmos 37:5).

No limiar da terra prometida estava Josué num verdadeiro vale da decisão. Depois de uma vida inteira no deserto, ao chegar no seu final Josué se depara com um imenso obstáculo. E com ele chega o desânimo, o medo e a ansiedade, que começava a tomar conta da sua vida e ditar o andamento das coisas ao seu redor.

Era o final do deserto e também o esgotamento de todas as forças e de repente, surge algo que não estava nos planos. Um imenso Jordão, separava Josué do sonho de Deus para sua vida. Josué sabia que deveria tomar uma decisão, porem ele não via nada que poderia ser feito.

Muitos pensamentos surgem neste momento, pensamentos derrotistas, desejo que alguém viesse ajudá-lo ou encorajá-lo, mas, naquele hora não apareceu ninguem. No momento que você mais precisa de um amigo você acaba ficando sozinho no meio do seu desafio.

Assim estava Josué, sem Moisés e quase sem o povo, sem a terra e sem ter para onde ir. E o povo já começava a se inquietar e logo se dispersar. Na sua frente um Jordão imenso, de águas turbulentas, e atrás um deserto de lembranças tristes. Josué praticamente passou a sua vida inteira no deserto e para lá ele não queria voltar.

Se a travessia do deserto foi uma prova difícil demais, o Jordão era impossível de se atravessar. Josué sabia que assim como o deserto chegou ao seu limite ele havia chegado no dele. E por onde quer que ele olhasse, não havia saída. 
Assim se encontrava Josué, olhando para o Jordão, sem ânimo e sem força para atravessá-lo. Como talvez você se encontra hoje, sem força em si mesmo e diante de um imenso rio de águas bravas bramando cercado por incertezas, medos e desencorajamento e totalmente solitário.

Sabe qual era a vontade de Josué, se esconder num lugar onde ninguém poderia achá-lo, um risort espiritual onde a paz acalentasse o seu coração. Mas, do lado de fora um desafio real e do lado de dentro as barreiras imaginárias desestabilizavam as suas emoções.

Amados, estamos no limiar de um novo ano, num vale de decisão. E antes do novo ano chegar a sua autoridade, paz e paciência já estão sendo testadas.   

Era neste inteirím, que se encontrava Josué e sem direção visível, quando Deus falou com ele. E disse o Senhor: “Moisés meu servo é morto, levanta-te....” (Josué 1:2).
O que quer dizer isto para nós? Moisés já era passado, ele não se encontrava mais ali. Não era hora de olhar para trás e nem para ninguém! E sim, prosseguir!!! E possuir a terra que o Senhor te dá! Para isto é necessário dar passos largos para a possessão da terra. 

O primeiro passo é deixar o passado no passado, não tentar desenterrar o que já morreu. Passado é passado!

O Segundo passo é "...levanta-te, pois, agora..." (Josué 1:2), isto quer dizer: Lenvantar-se para agir. Levante e toma uma atitude quanto ao teu futuro. Tira os teus olhos e os teus sentimentos do deserto. Olhe para a terra que Deus tem te prometido.

Terceiro Pisa na terra, essa terra é sua, e é o Senhor quem está te dando, comece a possuí-la. Coloque os teus pés nela com firmeza e a possua. "Todo lugar que colocar a planta do vosso pé, vo-lo dado..." (Josué 1:3).

Quarto: seja forte e corajoso e não desanime. Levante a tua cabeça, não olhe para os gigantes que tem lá e nem se canse de lutar, acredite de todo seu coração que haverá recompensa para o teu esforço e que você vencerá. "... esforça-te e tendo bom animo..." (Josué 1:6).
Persevere em crer, porque a terra que Deus tem para sua vida neste ano de 2013 é maior do que o deserto que você tem atravessado em toda  a extensão de 2012.

Hoje assim te diz o Senhor: Este novo ano que está nascendo será o ano mais diferente de todos os anos da sua vida. Este será um ano de edificar, implantar, empreender, será um ano de plantar e de colher, um ano de avanço e progresso na sua vida. Este será um ano de coisas grandes, um ano de possessão e multiplicação. Eu te abrirei as janelas dos céus e te darei posse dos tesouros da terra. Tirarei a amargura causada pelo extenso deserto que te coloquei e te farei grande e serei contigo. As minhas portas se abrirão para ti. Eu te exaltarei, te farei grande o teu nome. Transformarei a tua família e mudarei a tua sorte, e transformarei este  deserto um manancial de águas vivas.

Então só cabe a você entregar a tua vida ao Senhor Jesus e tudo Ele fará, a partir de agora junto com esta resposta você já verá também resultados!!! "Tenho começado a dar-te... começa pois a possuir" (Deuteronomio 2:31).

Feliz ano novo!!!!

Pr. Antonio Cesar Lopes









Nenhum comentário:

Postar um comentário