terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O TEMPO DA EXALTAÇÃO



"Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

Não existe um dia igual ao outro, há diferença entre uma noite e a outra noite. Assim é a vida, tudo muda e tudo pode mudar a qualquer momento. No mesmo dia podemos amanhecer lá em cima do topo e no mesmo dia no vale. As coisas ao nosso redor mudam drasticamente, pois até mesmo o vento muda de direção. Assim é a vida, nada é estável, nada é permanente.

Pensando nisto me vem a mente a história de José, o filho de Jacó, o patriarca de Israel. José era o filho preferido de seu pai, ele alcançou este status porque em tudo José era prudente e agradava ao seu pai. Por sua vez os seus irmãos mais velhos eram maus e entristeciam o coração de Jacó.

Muito cedo na vida José conheceu a agonia de ser desprezado e maltratado no seu próprio lar, sendo ele vítima da inveja dos seus próprios irmãos. Ele teve que lidar com esta situação totalmente desconfortável durante muitos anos em sua vida.  Até o dia em que eles o abateram de vez, levando-o a completa humilhação.

Um dia seu pai o enviou a procurar seus irmãos e trazer notícias deles, e ao achá-los cuidando das ovelhas de seu pai, José foi hostilizado por eles, jogado em um buraco, ameaçado de morte e logo após vendido como escravo para uma caravana de amalequitas. Os amalequitas venderam José como uma mercadoria para o capitão de Faraó no Egito, Potifar.

José era prudente e o Espírito do Senhor habitava nele. Logo ele agradou o seu senhor a ponto deste lhe entregar toda responsabilidade de sua casa. Até que um dia sua esposa colocou os olhos maliciosamente em José.  E ao recusar os seus assédios, ela o caluniou e por isso o seu marido colocou José na cadeia. Na cadeia José iria ter que conviver no meio de marginais e assassinos. A sua situação que já era demasiadamente lamentável agora se tornou catastrófica. 

Mas, por incrível que pareça, no meio de todo sofrimento que José enfrentou, ele conseguia ver a mão do Senhor sobre a sua vida. E por isso ele foi fortalecido e consolado durante todo tempo de toda sua tribulação.


A jornada de José era marcada por fortes experiências. Por um lado a solidão e o desprezo o seguiam e por outro a bondade e o poder de Deus o acompanhava.

Amados, uma coisa me impressiona na vida de José e é que ele não se deixou ser vencido pelo mal durante todo este tempo. Muitas pessoas ao passar pelo vale do  sofrimento ficam mais duras e vingativas. José no entanto, quando os seus irmãos se apresentaram a ele ao invés de se vingar ele optou por perdoa-los. 

José tinha um alvo e por mais doloroso e penoso que foram os anos de tristeza e solidão, ele não deixou que o seu foco atrapalhasse o processo de Deus na sua vida. Ele sabia que tudo poderia mudar como de fato mudou, mas Deus nunca mudaria a Si mesmo e por isso, jamais deixaria de cumprir tudo que lhe havia prometido.

José tinha um sonho, e soube esperar pacientemente no Senhor, que na sua hora e no seu tempo o exaltou. Deus elevou José ao cargo de primeiro ministro do Egito. Mostrando que os anos de espera e dor não apagaram os Seus gloriosos planos para vida de José. E José não duvidou por incredulidade da promessa que o Senhor havia lhe feito. Mas, creu e soube esperar com paciência até a hora que tudo se cumpriria em sua vida. 

E as promessas do Pai se cumpriram de forma que nada de mal que lhe aconteceu fosse suficiente para barrar os planos de Deus para sua vida. Ao contrario é todas tanto as experiências boas quanto as ruins cooperaram para que os propósitos de Deus fossem confirmados na vida de José, pois no tempo determinado ele venceu e foi exaltado. 


Mesmo que José tenha vivido em diversos lugares diferentes, ele não habitava em nenhum deles. Ele nunca habitou na casa de Potifar, ele não habitava na cela fria da prisão, ele não habitava no Palácio do Egito, mas ele sempre habitou no Altíssimo o seu Refugio e a sua Habitação Eterna.

Talvez semelhante a José você esteja hoje atravessando um vale de dor e dificuldades e isto já vem se arrastando na sua vida há muito tempo. Ou tem sido ferido e traído pelos irmãos ou amigos. Não sei se as coisas estão muito difíceis em sua família. Talvez muitas quebras, muitos recomeços à ponto de você já não conseguir encontrar forças para se levantar de novo. É importante saber que não importa o quanto a vida tenha sido dura para você e nem quantas vezes você terá que recomeçar. E sim, que o Senhor é fiel a sua promessa e a sua escolha, e na hora de Deus e no tempo do Senhor que logo  chegará, Ele te exaltará independente do tempo ou momento que você esteja vivendo agora.

Hoje o Senhor te diz: "Levanta a tua cabeça, fecha os teus olhos naturais e olhe pelo olhos da fé para o lugar e a posição que Deus vai te exaltar. Espera com paciência neste dia e nesta hora, pois o tempo a tua exaltação já está rompendo diante de ti. 

Que o Senhor te abençoe ricamente em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes

2 comentários:

  1. Deus me deu essa palavra.Ai me peguei pensando como Jose,deve ter se sentido,sendo maltradado e vendido pelos proprios irmaos.E depois ter que perdoar ele com tanto amor.Muito linda a Historia de Jose.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Alexandra, esta é uma história que tem tudo a ver com os dias que vivemos, a dor e o sofrimento acompanhando a vida e história dos servos de Deus. Todas as vezes que leio a história de José Deus fala muito ao meu coração, sempre me ocorre dois sentimentos um é refletir muito sobre a vida, família e as situações que ele viveu e desde a infância os planos de e promessas de Deus paralelo a injustiça e maldade humana. Um sentimento muito forte no coração o qual não tem como conter as lagrimas. Realmente é uma história que tem muitas aplicações para nós hoje, nossa vida, caminhada, as dores que encontraremos e o amor acima de todas as coisas que é a única coisa que nos diferencia realmente como cristãos. Fico feliz que você tenha gostado. Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir