domingo, 23 de dezembro de 2012

ALTO REFÚGIO



Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio
 (Provérbios 18:10 ).

Cansado de fugir e a procura de paz e descanso, Davi se refugia no deserto na terra de Zife, nos lugares fortes, e lá permanece. Vamos falar um pouquinho sobre esta história que está em 1. Samuel 23:14-29 e ver o que podemos aprender com este difícil teste na vida de Davi.

Zife era uma região árida e montanhosa, uma terra totalmente inabitável, inóspita e tenebrosa. Lugar cujo os espinhos, pedras e seca contrastava com a linda visão e boa impressão  a distância. Porém, Davi não estava à procura de um oásis ao céu aberto, mas uma moradia segura onde o seu inimigo não conseguisse achá-lo.

Davi era vítima de uma perseguição implacável de Saul que não lhe dava trégua. Por pior que parece, foram estas perseguições que acabaram tornando Davi um homem completo, moldado no deserto e talhado pela dor.

Davi estava nas mãos do Senhor e por isso é que Deus não o entregava nas mãos de Saul, ou do destino. É sempre fundamental conhecermos as mãos nas quais estamos. 

Por mais que fosse difícil, o medo, os problemas, as dificuldades e tudo ao redor nada o abalava, mas suas lutas e problemas só o levaram para mais perto do Senhor. Quando as coisas estavam difíceis ele orava e chorava aos pés do Senhor!

Davi buscava um lugar forte, talvez para ter por um pouco que seja a tão desejada vida na linha da normalidade e tranqüilidade. Davi se acomodou entres os Zifeus. Mas, como a linha de conforto e segurança nunca foi o plano de Deus para quem anda com Ele, com Davi não poderia ser diferente.

O povo no meio de quem Davi foi se refugiar faria de tudo por um agrado do rei. E por isso as pessoas entregaram-o para o rei Saul, dizendo onde ele se encontrava e como pegá-lo. 

Quando Davi se vê totalmente apertado, ele ora desesperadamente em busca de alívio. Em Salmos 54:1-3 está registrado esta gloriosa oração de desespero e dor que Davi fez exatamente neste momento de sofrimento. 

Após a oração Davi foge procurando um escape daquela situação tão difícil que havia se levantado contra ele. Ele se desespera ao ver que o mal estava muito mais perto do que ele imaginava e que os Zifeus haviam o traído e que seu fim estava próximo.

De repente, Saul o rodeou pelo outro lado da montanha no caminho que ele seguiu e seus homens o cercaram alí. A opressão e o medo tomaram conta da situação e Davi não viu mais saída e nem uma solução. 

Sabe aquelas situações em que nós chamamos de um beco sem saída. Onde tudo se fecha para nós, e as dificuldades e problemas só aumentam. Era assim que Davi se sentiu ao ser cercado pelo exercito de Saul.

Porém, exatamente no final chegou o livramento, alguém dizia: "os filisteus deram com ímpeto na terra...". Nesta hora a alegria se tornou tristeza e desespero. Tanto Saul quanto seus homens deixaram Davi e voltaram pelo mesmo caminho que saíram contra ele.

Davi deu o nome daquele lugar de Hamá-semalecote, que significa "Pedra de escape" ou "Pedra de divisão" por que o Senhor lhe deu uma grande livramento.

Queridos, talvez hoje você esteja olhando para trás e esteja  dizendo: Que ano difícil e tão duro foi este ano. Meu Deus pensei que eu não fosse agüentar. As lutas me cercaram por todas as partes, na família, no trabalho, na área financeira, as decepções, sonhos frustrados e percas e situações diversas que te angustiaram o coração.

Por pior que possa ter sido todo este tempo em Zife ele foi o término de uma etapa importante na preparação de Deus na vida de Davi. As angústias e todas as agonias que Davi passou foram necessárias para que depois de tudo isso ele pudesse em fim assumir de vez o trono que Deus havia lhe  prometido. 

Deus sabia tudo que Davi iria passar, pois este era um dos últimos testes antes dele herdar o trono. O Senhor já sabia de antemão tudo que você passaria durante todo estes 365 dias de dura prova no deserto que Ele te colocou. 

O Senhor te diz: Confia em mim, Eu Sou a tua Pedra de Escape a tua Torre Forte, o teu Alto Refúgio e o teu Deus Todo Poderoso. E sei o que você esta passando. Eu serei contigo e te darei descanso. Saiba que tenho mais do que um ano novo para ti, tenho um novo começo, novos desafios, oportunidades e vitórias, novos milagres e novos sonhos a serem realizados e nova alegria na família. Multiplicarei tudo que tenho te dado e até o que ainda não recebeste, e diante de ti farei cair todos os teus injuriadores, pois serei contigo de uma extremidade até a outra do novo ano que Eu já preparei para te abençoar. Confia em mim!

Deus te abençoe hoje ricamente em nome de Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário