segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUANDO ORAMOS DEUS RESPONDE



Na minha angustia clamei ao Senhor, e ele me ouviu (Salmos 121:1).

O salmista faz uma declaração um tanto quanto reveladora para cada um de nós. Algo que para mim e para você pode não ser nenhuma novidade, mas sem dúvida alguma existe algo nesta fala que exige de nós uma boa reflexão para entendermos a verdade que está implícita nesta declaração. Se conseguirmos discernir isto, com certeza poderá mudar totalmente a nossa forma de se relacionar com Deus em oração. 

Saber que acabamos de orar e Deus acabou de ouvir pode mudar também a forma de crer e esperar no Senhor após cada uma das nossas orações. Pois elevar a nossa fé a uma dimensão muito alta é o que precisamos para alcançar as nossas repostas no Senhor. Ao invés disto eu vejo que muitas vezes os desdobramentos ocorrentes após uma oração nos levam a pensar que não seremos respondidos, mas já fomos respondidos, só precisamos esperar em oração com fé.

A pessoa que escreveu este salmo teve uma terrível experiência que abalou a sua alma. Nesse momento de falatório e conspiração ele se sentiu cercado, angustiado e totalmente indefeso a mercê do juízo dos que sem razão procuravam o seu mal. Neste momento ele recorreu ao Senhor em oração. Ele clama ao Senhor e o Senhor lhe ouviu, simplesmente isto e fez toda diferença. 

Parece que era claro para o salmista e para nós que Deus ouve quando clamamos, mas  por que é então que quando estamos perturbados pelos problemas que surgem sem soluções nos desesperamos tanto ao invés de buscar ao Senhor. Às vezes parece que Deus não nos ouve e oramos como se ele não nos ouvisse mesmo. Mas, Deus nos ouve e isto é o que mais nos importa saber, que Ele nos ouve quando clamamos. 

Devemos aprender a orar de forma mais pessoal com Deus e com maior profundidade, aproveitando cada momento de oração para falar para Deus o que sentimos o que precisamos o que é urgente para nós. Por que Ele nos ouve mesmo, está nos ouvindo e quer nos ouvir. 

Ana era uma mulher de espírito amargurado, ela estava sendo humilhada por Penina, porque Penina dava filhos a Eucana e ela não podia dar porque era estério. Ela se dirigiu ao altar do Senhor e falou sobre as suas amarguras. Deus a ouviu, o Sacerdote Eli a abençoou e ao sair de lá a biblia diz: "... e o seu semblante já não era triste" (1Samuel 1:18). Quando oramos Deus responde na hora, e a primeira evidência quando cremos é que a tristeza e a angústia e toda pressão da alma são subistituidas por paz e alegria.

A palavra do Senhor diz como devemos orar corretamente para adquirirmos não apenas a audição de Deus como também a sua resposta imediata. Não como quem ora a um deus pagão que tenta convencé-lo ser bom e responder, mas como quem conhece um Deus pessoal e amoroso que nos ama e nos abençoa quando clamamos a Ele. Deus nos ouve, e este é um principio para crermos na resposta certa que vem direto do Senhor para nós. É importante saber quando oramos Deus responde e pronto.

Esta é a nossa confiança que temos nele: que, se pedimos alguma coisa, segundo a sua  vontade, ele nos ouve.

E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos (1 João 5:14). 

Querido, ore mesmo e ore de forma pessoal e objetiva, depois de ter orado creia de todo coração que Deus ouviu, depois espere quieto, louvando e adorando e com acções de graças, certo da resposta que logo vem. Não importa o desdobramento que venha dar o seu problema a única coisa que importa que a resposta virá e mais uma vez você se surpreenderá com o Senhor. 

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Pr. Antonio Cesar

2 comentários:

  1. Isso eu nao tenho duvida,que quando a gente orar Deus responde,ate mesmo quando no estamos fadigados ele responde,por que ele conhece o nosso coracao,eu tenho visto e vivido todos os dias o poder q a oracao tem,so posso agradecer a Deus,ate aqui o Senhor tem me ajudado,me fortalecido me renovado Gloria DEus eternamente.!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Alexandra, estava sentindo falta dos seus comentários que sempre acrescenta muito. Com certeza responde sim, ultimamente eu tenho experimentado ser mais ousado na minha forma de pedir e isto tem me feito me apoderar do que peço antes de receber. Tenho pedido ao Senhor e permitido primeiramente que Ele coloque no meu coração a certeza de que o fardo, o medo, o problema já não está mais comigo, mas sim nas mãos dele. Não porque não estava antes, mas sim porque eu propriamente entreguei, O próximo passo e deixar ele colocar a paz aí fica fácil saber que já esta respondido o que havia pedido. Precisamos definitivamente crer e não permitir que o inimigo coloque qualquer duvidas no nosso coração, para que possamos descansar sobre o que oramos e prosseguir vitoriosamente mesmo antes de recebermos. Deus te abençoe. Pastor

    ResponderExcluir