quinta-feira, 5 de julho de 2012

O TEMPO E A GUERRA




O rei Josafá foi sensato e escolheu o caminho da justiça de Deus ao buscar a face do Senhor na hora da guerra e não lutou com suas forças, nem pela sua própria razão e no seu tempo. Por isso, ele ouviu do Senhor: Nesta peleja não tereis que pelejar, parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanha, sai-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco (2 Cronicas 20:17). 

Quantas vezes ganhamos ao calarmos e esperarmos em oração, abrir o coração ao Senhor e dizer para ele tudo que o estamos sentindo. Muitas vezes perdoar os culpados e deixar que o Senhor trabalhe e não nós é evitar correr o risco de entrarmos em batalha errada. Isto é, entrar em luta corporal com o inimigo espiritual, fazer isto é fazer o jogo do inimigo que é o mesmo que dar a ele o direito de escolher o campo que ele quer nos derrotar. 

Eu aprendi muitas coisa nestes meus anos de vida e muito tempo no meio de guerras. Uma das coisas mais importantes no tempo da batalha é saber a hora de batalhar. Um expert em guerra sabe a hora de fazer uma guerra e a hora e o momento certo para ir a luta. Pois a decisão de irmos a guerra envolve precisão, para isto é necessário fazer cálculo e cálculo leva tempo e o tempo aperfeiçoa o nosso discernimento que é arma essencial para guerra, sem discernimento não há estratégia. Em Lucas 14:31-32, Jesus nos ensina isto ao usar uma ilustração de guerra. Veja os versículos abaixo:

Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 

Salomão nos dá três alertas sobre guerra em Provérbios 16:1-3.

Do coração do homem sai os planos, mas a resposta certa vem da boca do Senhor. Primeiro, nem a guerra e nem a forma de lutar deve sair do nosso coração. Porque como disse Jeremias: “enganoso é o coração do homem mais do que todas as coisas quem poderá conhecê-lo” (Jeremias 17:9). Assim como existe a batalha errada existe também a guerra falsa. 

A batalha errada é aquela que dura a vida inteira e nela não tem vencedores e nem perdedores só desgaste. Por exemplo: Quando tentamos mudar as pessoas segundo nosso ponto de vista do que é certo e errado, corremos o risco de entrar numa batalha errada. Isto serve para os cônjuges, pais, filhos, amigos, irmãos, etc. 

Batalha falsa é aquela que é semeada pelo inimigo nos nossos corações, quando ele levanta contra nós inimigos falsos. Quer dizer: aqueles que não são inimigos! Por exemplo: Saul odiou Davi e o teve como seu inimigo quando Davi nunca foi seu inimigo e sim seu amigo. Sempre que entra algo no meu coração eu consulto a Deus e peço se estou errado que Ele mude o meu ponto de vista e se estou certo muda o ponto de vista da pessoa sobre mim. Isto funciona, e este é o objetivo e poupa desgastes. 

A segunda alerta de Salomão é: “Todos os caminhos do homem é puro aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito”. Você já percebeu que puxamos sempre a sardinha para o nosso lado e somos sempre os injustiçado da história. Porque aos nossos olhos os nossos caminhos são puros. Não digo que você nunca tem razão, pelo contrário se você busca o caminho da justiça, acredito eu, que muitas vezes você terá razão, mesmo porque a justiça atraí inimigos e trás perseguição. Mas, digo em casos cotidianos, coisas pequenas que se resolve com uma conversa, com perdão ou se releva no amor do Senhor.  Eu não sou do time do deixa prá lá, vamos amontoar a sujeira debaixo do tapete e fingir que está tudo bem. Prefiro usar o conselho do Senhor que é: Se o teu amigo pecou contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só, e ganhaste um amigo (Mateus 18:15). Cansei de ouvir Taninha e Pr. Ricardo ensinarem a respeito disto, eles me ensinaram que isto é cura para igreja. A maioria dos nossos problemas vem do coração do homem que passa para o coração do outro homem saindo sempre da mesma fonte, que é o inimigo ou das nossas próprias feridas.

A terceira alerta de Salomão é justamente para momentos de guerra, ele diz: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. Quer dizer: Entregue ao Senhor, não importa qual seja o seu problema ou a sua dor, não é tua, entregue ao Senhor. Não importa a injustiça que estão fazendo contra você, você já foi na pessoa tentou acertar e mesmo assim nada muda. Então sai do problema Salmos 37:5 diz: “Entrega nas mãos do Senhor, e confia nele e ele tudo fará”. Segundo Salomão quando você fizer isto os pensamentos serão estabelecidos.

Deus quer lutar por você nesta peleja que você esta enfrentando, ele quer estabelecer os teus pensamentos e te livrar de qualquer engano e setas e dardos inflamados do maligno que rouba a paz e traz tormento para alma. Entregue os teus caminhos ao Senhor hoje e Ele tudo fará  hoje mesmo. 

O rei Josafá confiou no Senhor, entregou seus caminhos, os seus conflitos, os seus inimigos, a sua dor ao Senhor e por isso o Senhor lhe disse: “Neste peleja não tereis que pelejar... sai-lhe ao encontro o Senhor será convosco”. 

Acredite no que te digo: o Senhor é quem pelejará por ti, em nome de Jesus!

O que o Senhor falou ao seu coração com este mensagem?

Deus te abençoe ricamente, em nome de Jesus!

Pr. Antonio Cesar

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Querido e Amado Irmão, Pr. Antonio Cesar, dou graças a Deus por tal mensagem. Obrigado. Jonas

    ResponderExcluir
  3. Amado Jornes, mais uma vez juntos que alegria!!! Obrigado queridão, gloria Deus! Que o Senhor te abençoe amado!!!

    ResponderExcluir