terça-feira, 17 de julho de 2012

DE POSSE DA PROMESSA


O livro de Josué nos ensina como a fé é elemento indispensável no caminho de alcançar as promessas do Senhor. Ter fé é necessário, coragem é indispensável, ousadia é fundamental.

Assim como nós, em diversos momentos de nossas vidas, Josué se encontrava às bordas da terra prometida. Ele estava na linha divisória entre um hoje e um amanhã e a sua decisão determinaria tanto o seu presente quanto o seu futuro. Não havia nada pronto e nem claro, ele tinha apenas que crer e obedecer às instruções do Senhor para vencer tudo pela fé. Neste momento o povo estava se dipsersando, muitos desencorajados pretendiam voltar para o deserto e terminar ali aquela agonia.

Solitário e sem nenhuma esperança humanamente falando, ele decidiu confiar em Deus e recrutou o povo e disse: "... Provede-vos de comida, porque, dentro de tres dias passareis este Jordão..." (Josué 1:11).

O que me chama atenção em Josué foi a sua determinação, força de vontade e a coragem que ele teve de se levantar de um estremo para o outro, ele saiu do desânimo total para o entusiasmo total. 

De repente ele se encontrava no vale da decisão, e ao se levantar já estava de malas prontas para a terra da promessa. Imagina você, como Josué teve que confiar em Deus para desafiar o povo para adentrar a promessa do Senhor sem qualquer evidência a não ser à força de vontade, coragem, ousadia e acima de tudo confiança na palavra que o Senhor lhe deu. 

O Senhor promete toda a terra e tudo que for preciso para conquistá-la. Ele teria toda Sua proteção e suprimento. “Ninguém se susterá diante de ti, assim como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei e nem te desampararei” (Josué 1:5).

Para definitivamente entrarmos na terra da promessa do Senhor para nós vamos precisar ser fortes e corajosos, pois encontraremos terríveis gigantes para nos desencorajar. Mas, como disse Calebe aos espias medrosos e desanimados 40 anos antes de entrarem na terra: “tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais” (Numeros 14:7-9).

A promessa vem de Deus, porem tomar posse cabe a nós. “E o Senhor me disse: Eis aqui, tenho começado a dar-te Siom, e a sua terra; começa, pois, a possuí-la para que herdes a sua terra” (Deuteronômio 2:31). A extensão da promessa era nada menos e nada mais que toda terra (Josué 1:6). Em resumo o Senhor quer nos dizer: "começo a dar-te então começe pois a tomar posse".

Nada na vida é fácil todos nós já sabemos disso. Enfrentaremos gigantes e grande mulhras no caminho da vitória de Deus para nós.  E é por isso que o Senhor disse: “Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, por que o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Se você hoje está no limiar da promessa e diante de um grande desafio e tem que tomar uma decisão, querido(a), eu te desafio a tomar a decisão de nunca desistir. Mas sim prosseguir obedecendo e confiando na palavra, colocando os olhos em Cristo e o teu pé na promessa sem desviar seus olhos  nem para a direita e nem para esquerda. Pois fazendo assim o Senhor te dará com sucesso a terra que Ele te prometeu. Qual é o teu maior desafio hoje, tua maior vitória agora e seu grande sonho a ser realizado neste momento? É exatamente sobre isto que o Senhor esta falando contigo, se você pode crer e esta decidido nada poderá impedir o que o Senhor tem para sua vida, já é seu tome posse!!!

Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Pr. Antonio Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário