domingo, 24 de junho de 2012

Voltando para Sião


No livro de 2. Samuel 5:6 a cidade de Davi foi chamada de Sião, que é Jerusalém. Mas, ao passo que Davi ia  expandindo seu reino toda expansão era chamada de Sião. Porém, depois da morte do rei Davi o lugar onde foi construído o Templo de Salomão ficou conhecido como o monte Sião. 


É bem verdade que a forma que Sião é citado na Bíblia é de certa forma um pouco mística e não pouco espiritualizada. Pois, Sião é mais do que a cidade de Jerusalém, mas é um lugar espiritual e abençoado por Deus. Nem todo esplendor da Antiga Jerusalém pode ser comparada com a maravilhosa, amada e mui desejada Sião. Este é o lugar da promessa, alegria, paz, descanso e recompensa do povo de Deus.

Em Salmos 126 é relatado o sentimento do povo após um longo período de sofrimento. Finalmente saíram do cativeiro, sãos e salvos. Eles foram levados de volta para o lugar das lembranças apagadas, dos sonhos perdidos e da esperança adormecidas pelas lutas, sofrimento e de dores. Era exatamente isto que havia acontecido com eles e por isso eles já não conseguiam sonhar mais.


Observe-se em um determinado tempo, o Senhor manda o proféta Jeremias escrever e exortar o povo, Jeremias 29:5-6: “Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomais mulheres e gerai filhos e filhas, e tomais mulheres para vossos filhos, daí vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.” Por que será que Deus mandou esta exortação? Simplesmente porque eles haviam encontrado na depressão a saída para a frustração e humilhação que estavam passando. Eles não tinham mais forças e nem motivação para sonhar. Eles perderam a visão de Deus para suas vidas e se esqueceram do Deus que reverte as circunstâncias contrarias em vitória eterna.

Amados, o que aconteceu com eles é o que acontece conosco também, quando o sofrimento nos aperta e o tempo da aflição se estende muito, nós deixamos de sonhar. E permitimos que a frustração e as decepções nos levem a lona e ali que ficamos. Quando isto acontece olhamos para a dor, os problemas e o lamento se tornam nossos companheiros de quarto. Este é o tempo do quarto escura e da noite mal dormida, porém uma observação "sem sonhos"!

Observe o que a Palavra diz no primeiro versículo de Salmos 126. Eles voltarão quando menos imaginavam e de repente o Senhor mudou toda aquela situação que era contra eles. O Senhor foi buscá-los e trazê-los de volta a Sião. Na minha Bíblia não diz que o Senhor mandou um anjo, nem que fez um milagre e ficou vendo ser efetuado com sucesso, não, ele foi buscá-los e os trouxe de volta a Sião. E quando isto aconteceu foi como se eles conseguissem acordar de vez e ver a glória de Deus. Logo eles se esqueceram do passado e as dores já não importavam mais e muito menos se lembraram quando tudo isto aconteceu. Pois juntamente com a grande alegria eles ficaram como quem sonha. O sonho começou a brotar no coração deste povo novamente, pois o Senhor cumpriu aquilo que um dia havia prometido.

O seu sonho não acabou, mesmo que pareça que o sofrimento não tem fim na sua vida, pode acreditar hoje o Senhor te trará de volta pelo caminho de Sião e te colocará novamente na terra da promessa. É na terra da abundância, da paz, do descanso, da restituição que Deus tem um encontro marcado com você. Lembre-se que Deus tem um final melhor para a sua história, Deus tem um tempo novo que está surgindo. E mais cedo do que você pensa você vai dizer: Então a nossa boca se encherá de alegria e a sua língua de cânticos... Dizia-se entre as nações grandes coisas o Senhor fez por eles. E você vai dizer: Grandes coisas o Senhor fez por nós e por isto estamos alegres.
 
Os que semeiam com lagrimas seifarão com alegria, quem sai andando e chorando enquanto semeia, sem duvidas voltará com alegria trazendo consigo os seus molhos (Salmos 126:5-6). Semeie na terra dos seus sonhos, levante-se e creia, pois o milagre já está por acontecer na sua vida, em nome de Jesus.

Uma pergunta: o que você entendeu desta palavra e como Deus falou com você?

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar

2 comentários:

  1. Louvado seja o Senhor nosso Deus. Logo estaremos no seu Santo Monte

    ResponderExcluir
  2. Entendi que Deus mudou minha vida, e pede para que eu leve as boas novas aquele que ainda se encontra na mesma situação que me encontrava,pois está em mim o espírito de Deus ,no tocante das minhas palavras e das minhas ações.E que passo á fazer parte da terra prometida,e não olhe para traz,pois todos os meus dias é D'ELE para ELE E por ELE.

    ResponderExcluir