quinta-feira, 24 de maio de 2012



DO PROCESSO DO DESERTO PARA
O PROPÓSITO DE DEUS

 

Todos nós sabemos que o deserto é um lugar inóspito, seco, solitário, muito quente e frio ao mesmo tempo. Um lugar desprovido de água e alimento. Sabemos também que o nosso organismo não é preparado para um clima como este e passar por um deserto para nós é sinônimo de sofrimendo e solidão fisica e espiritual. Para se ter uma idéia no deserto o termometro pode marcar uma temperatura de até 60 graus posistivo durante o dia e também pode marcar até menos 20 durante a noite. Sem as devidas providências e também sem ter nascido neste contexto morreriamos neste lugar.  


É bem verdade que viver num deserto não é facil, porém sabemos melhor do que ninguém que na vida espiritual são varios os desertos que atravessamos e se a nossa fé em Deus não estiver firmada e totalmente baseada na palavra de Deus perecemos nele. Aquele que está em busca de agradar a Deus de todo seu coração estará sempre passando pelos lugares apertados, sombrios e tenebrosos da vida, os chamados desertos. 


O cântico dos degrais de salmos 121, relata a peregrinação feita por adoradores que saiam de suas cidades e iam ao templo de Jerusalém ofercer a sua adoração ao Senhor. Estes precisavam atravessar um extenso deserto até chegar em Jerusalém. E todos sabiam que além das dificuldades naturais, ali também costumava esconder-se quadrilhas de ladrões e sequestradores, sempre em busca de uma presa facil. Por esse motivo, não é difícil imaginar o medo e o pavor dos viajantes ao se aproximarem dos terríveis lugares rochosos onde os bandos costumavam se abrigrar. As histórias verídicas de crimes brutais, ataques repentinos e sangrentos aumentava a adrenalina e o pavor no coração daqueles que por ali tinham que passar. 

 

Ao estudar o contexto deste salmo etendemos que aqueles que estão a caminho da promessa passaram pelos lugares áridos e escuros da vida, enfrentarão os perigos e as armadilhas. Mas, não cessarão de cantar ao Senhor a adorar a Rocha da sua salvação, pois no Senhor a grande livramento e promessas de vitórias sem fim.

 

 

Podemos compreender também o que o salmista estava sentindo ao dizer: "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro?" (Salmos 121:1). Eu já passei por diversas situações onde tive que depender apenas de Deus e sabia que o perigo era real. E no campo espiritual já vivi extensos desertos onde pensei que fosse morrer e não via saída. Mas, foi exatamente no momento de maior desespero que busquei ao Senhor com maior intensidade e Ele veio ao meu socorro. Talvez você esteja passando por isto ou já tenha passado. O salmista Davi diz: "Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um charco horrivel, de um charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos"(Salmos 40:1-2). 

 

Queridos, a vida não é fácil e grandes provações e dificuldades nos esperam o que muito de nós não sabemos é que dentro delas somos preparados e provados para extrair o mais perfeito louvor e adoração ao nosso Deus. Lembremos que no deserto Jesus foi tentado pelo diabo e após 40 dias de intenso sofrimento e provação ele venceu e foi servido pelos anjos. E dalí ele foi para o ministério totalmente aprovado por Deus. Nós enfrentamos também grandes adversidades na nossa peregrinação rumo ao centro da vontade de Deus para as nossas vidas, mas ao vencermos no Senhor seremos aprovados e abençoados por Deus. Isto nos desafia a ter paciencia no tempo de provação e esperar confiantemente no Senhor, esperar em oração.

 

Foi no deserto que os homens de guerra moravam após 40 anos de lutas e provações, antes que o povo herdasse a promessa de Deus. É  no deserto que morre o mal que estão habrigados dentro de nós. Eles não resiste a pressão, o fogo da provação e logo vão desaparecendo e foi exatamente no deserto que os homens de guerra que combatem contra a nossa alma para não fazermos a vontade de Deus morreram também. Porque o deserto é um lugar de morte é um lugar de purificação onde o nosso carater é forjado. Se por um lado do deserto a morte está rodeando, por outro lado é nele encontraremos as mais enriquecedoras experiências espirituais indispensáveis para a vida da fé para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Lembre-se este é o alvo de Deus para nós. O seu propósito é que nos leva a este processo para extrair Cristo de nós. 

 

Não sei se você está enfrentando um deserto na sua vida hoje que tem te trazido esgotamento físico e espiritual, vazio interior e conflito mental. Talvez isto esteja fazendo você sentir medo e uma terrível sensação de solidão e morte interna. E ainda por consequencia você atingindo a sua vida no âmbito familiar, profissional, ministerial e até no seu relacionamento com Deus. Davi exclamou no deserto ao dizer: Como a corsa anseia pelas aguas, como terra seca precisa da chuva o meu coração tem sede de ti Senhor meu, Deus meu (Salmos 42:1-2). Se você esta dentro de algum deserto da vida é hora de orar e declarar a sua fé do Senhor direcionando para Ele os seus olhos e crendo determinadamente na sua provisão hoje mesmo para sua vida. Antes não se esqueça que no deserto Deus prepara os seus mais hábeis e fieis soldados. 

 

Abraão enfrentou deserto, Moises viveu no deserto, Davi teve que ir ao deserto e Paulo antes de ser conhecido no mundo após sua conversão foi para o deserto da Arábia e por lá viveu durante muitos anos. Eles precisavam serem fortalecidos e conhecerem a Deus no deserto e nós também precisamos mesmo que não queremos.   

 

Queridos é hora de redirecionar os nosos olhormos acima dos problemas que nos cercam, e olharmos para o autor e consumador da nossa fé. Ele sempre nos ouvirá agora e mudará a nossa sorte. Isto é pela fé. Diga como o salmista disse: “O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra (Salmos 121:2)”.

 

As vezes parece que o deserto não tem fim, as vezes parece que mesmo que clamemos e busquemos a Deus o deserto não vai acabar, mas não é verdade. Eu te digo com toda certeza que o Senhor quer mudar a sua condição de vida espiritual dentro do deserto que você está atravessando agora. Ele quer elevar o teu patamar espiritual, te tirar dos lugares rasos da vida para os lugares altos e planos do Senhor. Se o preço é atravessar um deserto para uma melhor adoração então entenda que por pior que pareça este processo há uma incomparavél compensação e um propósito de Deus para este momento em sua vida. 

 

E agora é a hora de você realmente crer e buscar a face do Sehor com todo teu coração. E prosseguir determinado para aquilo que Deus tem para sua vida. Sabendo que este deserto é o caminho que Deus escolheu para ser achado por ti e para nele mudar a tua vida inteira. Esta experiência fará toda diferencia em todas as reáas da sua vida. "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração, e serei achado de vós, diz o Senhor..." (Jeremias 29:13-14). 

 

Não tenha medo pois, a palavra diz que: "O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. (Salmos 121:7-8)."

 

 Não tenha medo, mas creia hoje que o Senhor é quem vai a tua frente. 

Deus te abençoe ricamente, em nome do Senhor Jesus!!!

Pr. Antonio Cesar Lopes


6 comentários:

  1. Pastor,eu sinto qUE Deus me trouxe para o deserto aqui em Viena.Mas hoje posso dizer que ja passei pelo deserto.Deus me tirou desse deserto como:Me mostrando o que ele queria pra mim aqui,me ergueu,me fortaleceu,me deu amigos pessoas com quem eu posso realmente conta,desabafar.Quando a gente desce Deus ouve as nossas oracoes e nos tira do deserto.Louvo a Deus por ter saido do deserto vitoriosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandra, eu creio sim que é o Senhor que nos leva e nos tira do deserto. Ele fez com seus profetas, por este mesmo vale passou Davi e Moisés, Paulo e até o seu próprio Filho foi levado ao deserto pelo Espírito Santo. Assim como o profeta Ezequiel nós não escaparemos de lá, mas deixaremos marcas indeletáveis do poder e do amor de Deus por este vale de ossos secos que passamos. Pois nele profetizaremos e os ossos secos se transformarão em uma grande exercito do Senhor. Você é uma benção e Deus tem te levantado e feito de vc um rio que flui por isso o Senhor te usará muito ainda neste lugar. Deus abençoe vc e este familia maravilhosa que Ele te deu. Pastor

    ResponderExcluir
  3. sOCORRO IRMÃO...ACHO QUE dEUS ME DIRECIONOU PARA ESTAS PALAVRAS QUE VC ESCREVEU. ESTAVA ATE AGORA PENSANDO EM DESISTIR.MINHAS LUTAS SÓ AUMENTAM E NÃO ESTOU TENDO FORÇAS PARA ESPERAR NO SENHOR E MINHA FÉ SINTO QUE ESTÁ ACABANDO.ME AJUDE EM ORAÇÃO...ESTOU ENTRANDO PSICOLOGICAMENTE NUM DESERTO,ONDE NÃO VEJO NEM ÁGUA...QUERO MORRER E TENHO MEDO.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OI TEKA, A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR! TODOS NÓS EM ALGUM MOMENTO DE NOSSAS VIDAS TEREMOS UM MOMENTO QUE TEREMOS QUE OLHAR PARA OS MONTES COMO O SALMISTA NO SALMOS 121 FEZ E PERGUNTAR E AGORA, O QUE SERÁ DE MIM. MAS, ASSIM COMO DAVI QUE ESTAVA CERCADO POR SAUL E SEUS HOMENS ATRAS DE UM GRANDE MONTE EM 1 SAMUEL 23 E LOGO VEIO UM SOCORRO SOBRENATURAL DO SENHOR, ASSIM VIRÁ PARA VOCE COMO PARA MIM TEM VINDO E VERÁ TAMBÉM. É MUITO IMPORTANTE SABERMOS QUE ESTAMOS NESTE DESERTO PORQUE DEUS NOS AMA, ESTE É O DESERTO DE DEUS, MAS NÃO ESTAMOS NELE PARA O NOSSO FIM, E SIM PARA SERMOS TREINADO, PREPARADO, FORTALECIDOS E TRANSFORMADOS NA IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL E SERÁ VISTO E CONHECIDO ATRAVÉS DE NÓS. NÃO OLHE PARA UMA OUTRA DIRECAO A NÃO SER PARA O SENHOR, QUE FEZ OS MOMENTOS E OS CÉUS E A TERRA, CONFIA, POIS ESTA PALAVRA É PARA VOCE QUE VAI SEM DUVIDAS GLORIFICAR A DEUS E TESTEMUNHAR QUE "O TEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA".

    ResponderExcluir
  6. DAVI FICOU CONHECIDO COM O HOMEM SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS, MAS PARTE DESTE CORAÇÃO FOI CRIADO NO DESERTO QUE DEUS O COLOCOU. OLHE PARA O SENHOR E VEJA O QUE ELE VAI FAZER POR TI, NAO OLHE PRA O PROBLEMA, NAO OLHE PARA A TRIBULAÇÃO, NAO OLHE PARA O DESTRUIDOR E NEM PARA O ACUSADOR, MAS SIMPLESMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA TUA FÉ, JESUS AQUELE QUE TEM PODER PARA TE LEVANTAR E TE FIRMAR DE PÉ, ACIMA DAS LUTAS E DE TODOS OS TEUS INIMIGOS E ADVERSIDADES QUE SE LEVANTAR CONTRA TI, EM NOME DE JESUS! CONTE COM MINHAS ORAÇÕES!!!

    ResponderExcluir