segunda-feira, 14 de maio de 2012


SEM SAÍDA OU NAS MÃOS DE DEUS?

O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis (Ex 14:14).

Neste momento o povo estava verdadeiramente espremido pela terrível circunstância que os pressionava. Eles estavam indefesos e com muito medo, pois o inimigo caminhava furiosamente contra ele. Uma ameaça real se aproximava e o pânico tomava conta do povo, esse mesmo povo que há pouco havia obtido uma grande vitória, quando já começavam a respirar o sonho de liberdade. Alguém grita: o exército de Faraó marcha contra nós. E de repente o povo se viu em meio a um problema desproporcional as suas forças e capacidade de resolver, por mais que procurasse, não havia uma saída se quer. Como uma manada de búfalo que pasta tranquilamente sem perceber e de repente uma alcatéia de leões famintos os ataca cercando-os por todos os lados. Foi exatamente desta forma que eles se viram. E assim,  o pânico tomou conta daquelas mulheres e seus filhos, e até os mais valentes homens temeram diante do mal que os surpreenderam. O inimigo conseguiu desestabilizá-los emocionalmente e aquelas pequenas àguias logo no vôo inicial estavam sendo tragadas pela tormenta repentina.  Nas primeira batidas das suas pequenas asas de liberdade.  E agora o que fazer? Estamos perdidos! 
Queridos, só uma deixa, não se contente com as vitórias na nossa carreira da fé, a ponto de viver como se tudo estivesse acabado. Lembrem-se pois que logo após a vitória vem a provação, para aí sim após a aprovado sejamos definitivamente vitoriosos. Aprendam isto, pois sem duvidas  vai ajudá-los a correr melhor a carreira da fé cristã sem supresas maiores e impedimentos no meio do caminho. O apostolo Paulo nos ensina em Efésios 6:13 “havendo feito tudo ficai firmes”, quer dizer, abram os olhos pois a luta não acabou. Vigiai!!!

Neste quadro encontramos um povo totalmente desprevenido e logo em seguida oprimido ao se ver num beco sem saída. Não são poucas as circunstâncias que nos encontramos em situações semelhantes, em menor ou maior grau de comparação, mas luta é luta e medo é medo e todos temos um limite, é natural. Paulo relata um incidente diferente, mas com uma sensação semelhante a esta quando ele estava na Macedônia. Veja em 2 Coríntios 7:5Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.” Era exatamente isto, por dentro medo e por fora aflição. 

Uma coisa era bem verdade o final estava perto e a última esperança se esvairia. De um lado faraó e o seu exército avançavam de encontro a um povo desprotegido e cansado do outro lado o mar delimitava o seu limite. Os hebreus estavam entre o mar e faraó e acuados e sem saber o que fazer, para onde ir ou a quem recorrer, sem dizer que ainda estavam cercados pelas montanhas e pelo deserto, sem chances de fuga. 

Agora preste atenção nisto, você talvez não vai acreditar, mas é Deus mesmo quem está te colocando neste grande aperto. Não sei se te alivia, mas é a mais pura verdade. Problemas, problemas, tribulações e tribulações, acuados e oprimidos e sem saída e pior sem ninguém para nos ajudar. Agora surge a pergunta: Por que Deus permite situações como estas? Por que, mesmo servindo a Deus e buscando uma vida santa, temos que viver cercados por tais situações? Ou talvez a maior e melhor pergunta por que o Pai está nos levando a este caminho ou o que Ele está querendo nos ensinar?

Eu  não consigo encontrar outra resposta se não: (1) Deus testa os nossos limites, mas não solta as nossas mãos, para aprendermos a colocar definitivamente a nossa fé no que Ele vai fazer ao nosso favor; (2) Deus quer nos ensinar a experimentarmos o seu amor, cuidado, proteção e poder ainda que venhamos a passar pelos caminhos escabrosos da vida; Para que enfim aprendamos que: “...nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Sendo assim não estamos nas mãos das circunstâncias, mas sim debaixo de Suas asas e bem guardados como a menina dos olhos do Pai.  

Precisamos saber que são dos lugares apertados que surgem os maiores livramentos de Deus para nós. 

Devemos aprender que nesta hora se desesperar é fazer o jogo do inimigo, este é o momento de olhar pelos olhos da fé para a mão poderosa do Senhor que já se move ao seu favor. Sabendo que esta luta não é nossa e que o Senhor é quem pelejará por nós. Não foi exatamente isto que Moisés disse ao povo: "O Senhor pelejará por vós e vos calareis". Será que podemos entender isto.
Você já experimentou viver o sobrenatural de Deus pelo menos um momento na sua vida, você pode agora começar a crer no seu coração que o Senhor é quem luta nesta batalha por você e a declarar com seus lábios você já venceu em nome de Jesus. Se ainda não fez isto, porque não experimentar agora. Seja a sua luta na sua família, na área emocional, na saúde, no trabalho, financeiro ou ministerial permita-se dar um passo rumo ao impossível acreditando que o Senhor vai te conduzir a uma vitória sobrenatural em nome do Senhor Jesus.

Deus prometeu lugares altos e largos para o seu povo e Ele é poderoso para colocá-los na promessa mesmo que seja necessário passar pelos lugares apertados do caminho. Firme agora os seus pés na Rocha que é Cristo Jesus e continue caminhando passo a passo e de fé em fé para o lugar largo que Ele tem preparado para ti. Prossiga, abra as asas da fé e salte alto e voe para os lugares impossíveis de Deus para sua vida,  em nome de Jesus! Seja livre! O descanso desta tormenta está definitivamente chegando em nome de Jesus.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus.

Pr. Antonio Cesar Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário