sábado, 28 de abril de 2012


CONFISSÃO

 
Queridos, no passado existia uma prática entre os cristãos piedosos chamada confessionário. Nestes lugares normalmente as pessoas chegavam com as sua culpas e pesos na consciência e abriam o seu coração a alguém que confiavam e contavam os seus pecados. Ao sair daquele lugar elas saiam com a sua consciência aliviada. 

Devido o mal uso desta prática, hoje poucas pessoas utilizam desta meio que Deus criou para que fosse um poderoso escudo da fé contra os dardos inflamados do maligno. Aqueles que querem andar na luz e em paz com Deus precisam ter a sua consciência pura diante do Senhor. E correr a corrida da fé sem impedimentos e sem tropeços, lembrando que o diabo é o nosso acusador e lancará seus ardis sobre nós na primeira oportunidade que encontrar para nos imobilizar e não deixar que voemos alto como águias.

A culpa é um dos maiores inimigos dos santos e uma das maiores aliadas do diabo. Através dela o inimigo lança sobre os nossos rostos todos os nossos pecados e falhas na tentativa de impedir que a obra de Deus avançe através do potencial que Deus nos deu. Levando a nos sentir indignos e destituídos de qualquer bondade e favor de Deus.
 
David Kornifield no livro "introdução a cura interior" fala sobre a culpa verdadeira e a culpa falsa: “Sentimento de culpa é o mal-estar emocional que surge quando reconhecemos que temos errado, ferido ou desapontado a outros (e a Deus), e de que agora precisamos sofrer as conseqüências...  culpa verdadeira é saudável quando respondemos a ela de forma correta. Ela nos estimula a mudar a nossa atitude... a culpa falsa é quando nós mesmos, outros ou satanás, nos acusam de havermos pecado ou errado e o Espírito de Deus não está nos convencendo disso”.

No antigo testamento o Senhor criou para o homem o Tabernáculo onde ali Ele habitava no meio do seu povo. No Tabernáculo eram oferecido sacrifícios diários para expiação do pecado do povo de Deus. Quando o adorador se sentia culpado ele ia ao Tabernáculo com a sua oferta, no caso um cordeiro sem manchas e este era oferecido a Deus pelos seus pecados. Este cordeiro representava o ofertante e assim ele era o seu subistituto, por isso, eram perdoados os seus pecados através do derramamento de sangue. "... e sem derramamento de sangue não há remissão." (Hebreus 9:22). "Porque o salário do pecado é a morte..." (Romanos 3:23). E assim se seguiu durante toda velha aliança. 

Eu tenho a minha consciência muito sensível e ao passo que sinto que algo está me incomodando sempre procuro alguém para abrir o meu coração. Já fiz isto com pastores amigos, com minha esposa e com quem quer que seja de confiança minha para a paz do meu coração e alivio da minha alma. A confissão dos nossos pecados e culpas é parte complementar da nossa saúde emocional. Ninguém melhor do que o Salmista Daví para nos dizer sobre o sentimento de alivio e a cura após a confissão e o perdão dos seus pecados (Salmos 32).

Nós temos um grande privilégio em Cristo Jesus, ao invés de sacrificar um cordeiro podemos usufluir do sangue do Cordeiro de Deus que por nós foi sacrificado, pois Ele é o único que tira todo pecado do mundo (João 1:36). Jesus e o seu sacrifício é a propiciação de todos os nossos pecados (1 João 2:1). O meio é o arrependimento e a confissão dos nossos pecados, não apenas no ápice da nossa conversão como também durante toda nossa caminhada cristã “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). JESUS!!!

Se algo está impedindo a sua comunhão com Deus, se é uma culpa seja ela falsa ou verdadeira procure alguém em quem você possa confiar e confesse os seus pecados. Fale sem restrição o que está incomodando a sua alma, e você encontrará a paz com Deus e consigo mesmo para prosseguir livremente e sem qualquer impedimento rumo ao alvo que está proposto em Cristo Jesus.

Deus te abençoe ricamente em nome do Senhor Jesus.

Pr. Antonio Cesar

3 comentários:

  1. Pastor,eu penso q muitas pessoas ja pederam a confianca,ai o que acontece temos medo de uma nova decepcao eu vejo assim pelas pessoas.Eu tambem ja passei por isso.Aprendir que tem essecoes.Quando eu me sinto com algum peso eu sempre oro a Deus ,Ele sempre coloca alguem de confia com quem eu possa abrir meu coracao louvo a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  2. E bem verdade Alexandra, pois por mais que alguém tenha nos decepcionado no passado temos que pedir ao Senhor que envie a pessoa certa para nos ajudar no momento da nossa necessidade. Seja simplesmente para apenas nos ouvir, seja para aconselhar ou para desabafar. Eu creio sim que o Senhor tem a pessoa certa e com remédio certo para a nossa alma de acordo com a necessidade do momento. Muito bom comentário, Deus te abencoe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir