terça-feira, 24 de abril de 2012


UM REMÉDIO PARA A ALMA

Antes de falar sobre o tema primeiro eu gostaria de fazer duas perguntas para depois falarmos sobre este assunto. A primiera e´: Você já experimentou abrir o coração para alguém? A segunda é: Alguam vez você já emprestou o seu ombro para um amigo chorar e o seu tempo para ouvi-lo falar sobre os seus problemas e inquietações? Acredito que sim e que tanto uma coisa quanto a outra certamente te fez  muito bem. Sinto que mais do que nunca precisamos sentar com nossos amigos e irmãos ouvi-los mais, colocar a mão no ombro deles e olhar nos seus olhos e sentir o que eles sentem, quer dizer se solidarizar com ele na situação que ele esta vivendo. Precisamos chorar juntos, estar e orar juntos na hora que eles mais precisamm de nós. Não podemos permitir que aqueles que estão passando por um sofrimento,  venham sentir a além da dor a solidão e o desprezo devido a  nossa ausência nesta hora. É tempo de deixar fluir o dom do amor, da graça e misericórdia que recebemos do Senhor Jesus e liberar para os que estão feridos.

Aprendi num dos cursos de preparação para obra missionária algo chamado "a técnica do desabafo". Nem sempre aplicada, mas necessária em todo tempo de nossas vidas. Desabafar é abrir o coração sem receio, sem reservas e colocar para fora tudo que está guardado dentro de você e está te fazendo mal. Não devemos desabafar apenas para os nossos pais, conjuges ou Jesus, mas uns com os outros.

Encontrar um irmão amado com quem você se identifica e confia para abrir o coração, permitir que ele seja usado por Deus para te ajudar a sair deste tão grande sufoco que oprime a sua alma. Isto se chama a "terapia do desabafo".

Não podemos ter orgulho e nem ficar pensando o que as pessoas vão pensar de nós. Precisamos entender que a nossa atitude humilde de abrir as janelas da nossa alma vai abrir as portas da graça para uma cura imediata. A luz de Deus vai adentrar os quartos escuros da alma onde o coração está acuado pelo desespero e dor e o libertará definitivamente.

Existem muitos métodos de cura interior e sei o quanto são eficazes, quantas terapias que tem tirado as pessoas do sufoco e ajudado-as a prosseguir mais leve. Mas, abrir o coração pode ser um acréscimo muito grande que você precisa experimentar. Isto fará de você uma pessoa livre e aberta para a graça que o Senhor tem a derramar em sua vida. Ao contrário disto é ficar com os sentimentos presos, o coração fechado e a voz interior submergida pela pertinente angústia que sufoca o coração.  A igreja do Senhor Jesus tem este papel de promover a cura dos corações contritos e feridos. 

Gostaria de compartilhar algo que aconteceu comigo: Lembro-me que num perido de muito sufoco e tribulação na minha vida senti que minhas orações não fluiam. Nem por isso, eu deixei de orar e buscar a Deus, mesmo não ouvindo mais a sua voz, isto durante um periodo extenso. Muitas vezes sofri e chorei, até que o Pai me enviou uma irmã querida conhecida como Taninha que tinha o bálsamo de Deus em sua vida. Até hoje, quando passo por alguma provação, mesmo que não a procuro ela é a primeira pessoa que me vem à cabeça. Ela é uma benção, hoje mora em João Pessoa, trabalha com ministério de cura interior e aconselhamento na igreja do amado Pr. Ricardo. Se você precisar dela eu a recomendo. Esta irmã, usada e ungida pelo Senhor, se tornou uma mãe na hora da minha dor. Ela me ouvia, aconselhava, chorava comigo e era usadíssima pelo Senhor. Ela se tornou o ouvido de Deus para mim e a boca do Senhor. Sempre me dizia palavras de ânimo e encorajamento e Deus a usava muito para falar aquilo que não conseguia ouvir diretamente dele como era o costume. O vale passou, o deserto e a prova, mas a nossa amizade cresceu e criou raizes profundas. 

O salmista disse: "O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam" (Salmos 118:7).

Uma vez que buscamos em nossos irmãos um ombro amigo, estamos dando a eles a oportunidade de fluírem no dom da misericórdia e no amor que estamos precisando sentir. O corpo de Cristo tem na distribuição dos dons a dádiva do socorro, o infalível remédio do amor e o balsamo da misericórdia que cura todas as feridas ao serem ministrados pela poderosa unção do Espírito de Deus. A palavra do Senhor diz:

"Levai as cargas uns dos outros" (Gálatas 6.2),
"Suportai-vos uns aos outros em amor! (Efésios 4.2) e "sejam comunicáveis" (1 Timóteo 6:18).
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12.15). 

Precisamos compartilhar as nossas cargas uns com os outros, suportar o fardo do outro em amor e comunicar as nossas dores, sofrimentos e necessidades e sermos comunicáveis também. Pois tem problemas em nossas vidas que não vamos conseguir sair deles sozinhos. Mas, precisaremos da interdependência do corpo de cristo e dos dons que o Senhor derramou sobre o seu corpo para o pleno funcionamento da Igreja no seu exercício de salvar, curar, restaurar, preparar e enviar.

Experimente abrir o seu coração hoje mesmo para alguém que você ama e diga depois a sensação que isto te proporcionou além de aumentar a sua amizade e confiança para com a pessoa que te ouviu.

Deus te abençoe, em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar

2 comentários:

  1. muito bonito o seu blog querido amigo fique na paz do SENHOR JESUS OK ATE+ FIQUE COM DEUS !!!

    ResponderExcluir
  2. Amem amado, obrigado pelo seu comentário, fico muito feliz por você ter gostado. Que Deus te abençoe ricamente, em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir